RACHADINHAS

Ex de Bolsonaro, Ana Cristina Valle tem mansão na Noruega avaliada em R$ 7 milhões

Ela não declarou o imóvel ao TSE quando foi candidata à deputada em 2018 nem, aparentemente, na sua declaração de Imposto de Renda

Ana Cristina Valle.Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

A advogada Ana Cristina Siqueira Valle, a segunda ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (PL), se mudou para Halden, a 118 quilômetros da capital Oslo, na Noruega, depois de conhecer, onze anos atrás, o carpinteiro Jan Raymond Hansen.

A casa onde está registrada a Byggmester Hansen & Thovsen AS, marcenaria de Hansen, com 593 metros quadrados, vale cerca de 13 milhões de coroas norueguesas, mais de 7 milhões de reais. Metade pertence a Cristina.

O registro do imóvel junto à Autoridade Norueguesa de Mapeamento (Kartverket, em norueguês), no qual a mãe de Jair Renan, o filho 04 do presidente, aparece como dona do imóvel foi localizado pela revista Crusoé.

Cristina, no entanto, não declarou a propriedade ao Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, conforme atesta a declaração de bens que ela protocolou ao disputar, em 2018, uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além disso, ela aparentemente escondeu o imóvel em Halden também ao declarar o imposto de renda, o que configura crime de sonegação fiscal, cuja pena é de até dois anos de prisão, além de multa.

Rachadinhas

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) passou todo comando do esquema de “rachadinhas” dos gabinetes dos filhos para Flávio e Carlos, após descobrir que a sua ex-esposa, a advogada, a Ana Cristina Siqueira Valle, o traia com o bombeiro que fazia a escolta da família no Rio de Janeiro.

Esta é mais uma revelação do ex-empregado, Marcelo Luiz Nogueira de Santos, à coluna de Guilherme Amado. O ex-funcionário contou também que ela foi a primeira a controlar todo o recolhimento de parte dos salários de todos os assessores parlamentares dos dois, respectivamente primeiro e segundo filho de Bolsonaro.

Mansão de R$ 3,3 milhões

Ana Cristina Valle se mudou para Brasília para ajudar o filho Jair Renan a tocar os seus negócios. Para viabilizar sua estada na capital federal, ela arranjou um emprego no gabinete da deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF).

Em julho de 2021, ela e Renan trocaram o apartamento que Bolsonaro residia antes de ser eleito presidente, que era pequeno demais, por uma casa bem ampla, de dois andares, com piscina e área de lazer, no Lago Sul, o bairro onde mora a classe mais abastada da capital. “Demorou para vocês descobrirem e aparecerem. Já tem um mês que mudei”, disse à Veja a ex-mulher do presidente, na segunda-feira 16, na porta da casa.

Com informações da Crusoé