DESINFORMAÇÃO

Osmar Terra propaga fake news contra "marido de Fátima Bernardes"

Bolsonaristas espalharam notícia falsa de que Túlio Gadêlha teria proposto um projeto de lei que "permitia pai se casar com filha"

Túlio Gadêlha (Rede) foi vítima de fake news de Osmar TerraCréditos: Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Osmar Terra (MDB) trouxe à tona nesta sexta-feira (11) uma fake news que começou a ser espalhada em 2019 sobre o também deputado Túlio Gadêlha (Rede). Em suas redes sociais, o ex-ministro anunciou que a deputada Carla Zambelli venceu um processo contra Gadêlha por "projeto de lei que permitia pai se casar com filha".

O PL 3.369/2015, de autoria do deputado Orlando Silva (PDdoB) e relatada por Gadêlha na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, reconhece como entidades familiares “todas as formas de união entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e que se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça”.

No entanto, a relação entre pais e filhos, sejam biológicos ou adotados, é proibida pelo artigo 1.521 do Código Civil, que estabelece que é ilegal o casamento dos “ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil”. O PL 3.369/2015 não altera esse artigo. Assim, a proibição continua válida.

Gadêlha processou Carla Zambelli por fake news

A fake news começou a ser espalhada por bolsonaristas em 2019, incluindo Carla Zambelli (União Brasil), que costumeiramente propaga notícias falsas. Na época, em razão disso, o namorado de Fátima Bernardes abriu um processo contra a parlamentar.

Nesta semana, no entanto, a 4ª Câmara Cível do TJPE negou, por unanimidade, a liminar do deputado, que buscava a retirada do conteúdo postado nas redes sociais de Zambelli. 

O desembargador relator, Eurico de Barros Correia Filho, entendeu que a publicação da deputada coaduna com os seus direitos de liberdade de expressão e imunidade parlamentar. O entendimento foi acompanhado por todos os membros da 4ª Turma.