IMPUNIDADE

Pedro Serrano: “A polícia do Rio sabe quem matou a Marielle”

O jurista afirmou que quando a polícia quer, descobre em duas semanas, no máximo: “Sabem, mas não podem revelar”

Assassinato de Marielle segue sem solução.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O jurista e professor de Direito Constitucional, Pedro Serrano, fez uma declaração contundente em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (14). “A polícia do Rio sabe quem matou a Marielle”.

“A polícia quando quer descobre em duas semanas, no máximo. Eles sabem, mas não podem revelar. O Ministério Público (MP) não sabe quem foi o mandante, mas a polícia sabe há três anos e meio, mais ou menos”, destacou Serrano.

“Desde o início eu digo que a polícia do Rio de Janeiro não tem independência para fazer essa investigação. Desse jeito, não vamos chegar à nenhuma conclusão”, apontou o jurista.

Serrano ressaltou que o assassinato de Marielle Franco, que completa quatro anos nesta segunda, é um crime “excepcional”. “Por isso, deveria ter sido criada uma comissão especial para acompanhar as investigações, inclusive com participação internacional”.

“Os militares estão assanhados”, diz Serrano sobre declaração de Mourão

Serrano também analisou as recentes declarações do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos), e afirmou que “os militares estão assanhados”.

Em tom de ameaça, Mourão disse: “Quem pensa que estou abrindo a porta dos quartéis para Lula e PT, desconhece a minha história e o papel das Forças Armadas, em especial do Exército Brasileiro. Continuo firme, afirmando que o governo do PT foi catastrófico para o Brasil e que o retorno ao poder trará retrocessos”.

Determinados comentários feitos por representantes das Forças Armadas, como este do general, são encarados “como banalidade, mas levantam uma hipótese de crime. É um discurso de bandido. É lamentável que as Forças Armadas usem armas que a democracia possibilitou para ameaçar a democracia. Não cabe para o vice-presidente”, avaliou.

Serrano destacou, também, que hoje existe uma “articulação da extrema direita no mundo e que atinge o Brasil”.

O jurista se preocupa com o destino do país, mesmo com uma eventual a vitória do ex-presidente Lula (PT). Ele acha que o campo progressista não está conseguindo a mobilização popular suficiente. "Com isso, o bolsonarismo está vivo. Serão momentos muito difíceis se Lula vencer. Se perder, será uma tragédia”.

Apesar da vantagem de Lula em todas as pesquisas, Serrano define o resultado da eleição presidencial como “imprevisível”.  

O que Mamãe Falei disse “é um atentado à dignidade humana, o caso típico de atentado ao decoro"

Em relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, flagrado em áudio com declarações machistas e misóginas contra as mulheres ucranianas, Serrano tem convicção de que o parlamentar deve ter seu mandato cassado.

“Ele não cometeu crime, mas o discurso dele é um atentado à dignidade humana, compromete a imagem do Parlamento. É o caso típico de atentado ao decoro. Por isso, ele deve ser cassado. Porém, o legislativo paulista é apodrecido, deve enrolar, deixar o caso esfriar e liberar. Portanto, é importante que todos lutem pela cassação, pois é uma luta civilizatória”, acrescentou o jurista.

Assista à íntegra da entrevista: