ELEIÇÕES 2022

Marcelo Freixo lidera pesquisa estimulada para governador do Rio

Candidato do PSB, que é apoiado por Lula, tem vantagem de um ponto sobre Cláudio Castro, do PL de Jair Bolsonaro, no primeiro turno

Marcelo Freixo e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera numericamente a disputa para o governo do Rio de Janeiro. Pesquisa Real Time encomendada pela TV Record divulgada nesta terça-feira (15) mostra Freixo com 24% das intenções de votos no primeiro turno contra 23% do atual governador, Cláudo Castro (PL).

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que deixa a disputa em um empate técnico entre os dois candidatos.

Em terceiro está Rodrigo Neves (PDT) com 11%, seguido de Felipe Santa Cruz (PSD) e André Ceciliano (PT), que somam 2% cada um - o petista, no entanto, já abriu mão da candidatura. Paulo Gamine (Novo) tem 1%. Brancos e nulos somam 30%.

Na pesquisa espontânea — ou seja, de forma livre, sem opções citadas aos entrevistados — 58% disseram que não sabem em quem votaria para governador ou não responderam. Outros 23% votariam nulo, enquanto 5% disseram Marcelo Freixo e 4% Cláudio Castro.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, no entanto, a situação se inverte com Castro vencendo a eleição por uma diferença de dois pontos percentuais: 32% a 30%. Outros 29% dizem que votariam em branco ou anulariam seu voto neste cenário. Não sabem, não responderam são 9%.

O levantamento da Real Time Big Data foi realizado com 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre 12 e 15 de março. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Com informações do portal R7.