ELEIÇÕES 2022

Reginaldo Lopes lidera corrida pelo Senado em Minas Gerais, aponta pesquisa

Líder do PT na Câmara aparece em primeiro lugar, com 13%, em levantamento realizado pela Real Time Big Data

Deputado Reginaldo Lopes tenta vaga ao Senado de MG.Créditos: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal e líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), celebrou em suas redes sociais, nesta terça-feira (15), o fato de estar em primeiro lugar na preferência do eleitorado de Minas Gerais na eleição para o Senado.

“É uma felicidade muito grande ver que o povo mineiro nos colocou em primeiro lugar na pesquisa para o Senado! Reconhecimento que motiva ainda mais para seguir o trabalho!”, postou Reginaldo.

De acordo com a pesquisa de intenções de voto deste ano da Real Time Big Data para as eleições em Minas Gerais, Reginaldo Lopes (PT) está em primeiro lugar, com 13% das intenções de voto.

Na sequência, com 6%, aparece Marcelo Álvaro Antônio (PL), ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PL) e acusado pela Polícia Federal de ser o operador do Escândalo do Laranjal do PSL, um esquema de desvio de verbas de campanha na eleição de 2018.

Em seguida: Duda Salabert (PDT), com 3%; Alexandre Silveira (PSD), 2%; Julvan Lacerda (MDB), 1%; brancos e nulos, 25%; não souberam ou não responderam, 50%.

A pesquisa foi encomendada pela Record TV Minas e realizada entre 12 e 15 de março. Foram realizadas 1.500 entrevistas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Pesquisa anterior mostrou que Reginaldo cresce quando tem nome associado a Lula

Em fevereiro, Reginaldo Lopes já aparecia empatado tecnicamente, em pesquisa anterior, realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados. Para vaga ao Senado de Minas, o petista aparecia com 8,3%, contra 10,3% do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania).

Já em outra pesquisa interna, Reginaldo estava em primeiro com 16%, superando o somatório de todos os outros adversários. O grande diferencial é quando seu nome é associado ao ex-presidente Lula (PT), que lidera a pesquisa presidencial. Quando os pré-candidatos são colocados acompanhados dos seus “padrinhos”, Reginaldo Lopes chega a 27% das intenções de voto. 

Ter sua campanha associada a Lula coloca Reginaldo como favorito pela vaga ao Senado. O diretor-executivo da F5 Atualiza Dados, Domilson Coelho, afirmou em entrevista ao jornal Estado de Minas, que “Reginaldo Lopes, que tem Lula como padrinho político, tende a crescer muito no decorrer da campanha, quando aparecer junto com Lula e aproveitar a popularidade do ex-presidente”, pontuou.