MILÍCIA DIGITAL BOLSONARISTA

Primeira e única indígena na Câmara, Joenia Wapichana é alvo de ameaças e ataques racistas

Deputada federal da Rede acionou a Polícia Legislativa contra as agressões virtuais

A deputada Joenia Wapichana.Créditos: Mídia Ninja
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) registrou uma ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara, nesta quarta-feira (16), contra ameaças, ofensas e ataques racistas que vêm recebendo nas redes sociais. Eleita para seu primeiro mandato em 2018, Joenia é a primeira e única mulher indígena da Casa

"Formalizei hoje, na Polícia Legislativa e na Secretaria da Mulher na Câmara, a denúncia contra os ataques que tenho recebido nas redes sociais. São ataques a mim, como mulher, injúria racial e fake news, na tentativa de me humilhar e perseguir politicamente. Divergências políticas podem haver, mas nunca cometendo crimes como estes!", anunciou a parlamentar através de suas redes sociais. 

À Fórum, o porta-voz da Rede Sustentabilidade e presidente da legenda em São Paulo, Giovanni Mockus, afirmou que "já há algum tempo os ataques contra a Joenia vêm ganhando força no estado de Roraima". "A milícia digital bolsonarista está atuando cada vez mais para difamar e atacar a atuação parlamentar da deputada", declara o dirigente. 

Segundo Mockus, nesta quarta-feira Joenia foi alvo de novos ataques feitos nas redes sociais. As postagens tentavam desqualificar sua atuação parlamentar pelo fato de ela ser indígena. "Ataques de cunho racista e misóginos estão cada vez mais comuns e a deputada não vai se furtar a combater isso", disse ainda o porta-voz da Rede. 

Joenia atua na Câmara, principalmente, combatendo o desmonte dos direitos e políticas voltadas aos povos indígenas levado a cabo pelo governo Bolsonaro e seus aliados na Câmara. 

Joenia tenta anular medalha do mérito indigenista concedida a Bolsonaro 

A deputada Joenia Wapichana, segundo sua assessoria informou à Fórum, vai apresentar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para anular a concessão da Medalha do Mérito Indigenista ao presidente Jair Bolsonaro. 

A honraria foi concedida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, nesta quarta-feira (16) e, de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), é um "reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas".

"Meu repúdio à Medalha do Mérito concedido ao Presidente da República pelo ministro da Justiça por serviços indigenistas relevantes aos povos indígenas. Foram três de muitos retrocessos e ataques aos direitos dos povos indígenas como mostra o relatório do Observatório", disse a parlamentar.