ELEIÇÕES 2022

Fernando Haddad lidera disputa para o governo de SP, diz pesquisa Quaest/Genial

Haddad está à frente de Márcio França, do PSB, que disse que poderia desistir da disputa caso estivesse atrás do petista nas pesquisas

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Quasest/Genial divulgada na manhã desta quinta-feira (17) mostra o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT) à frente nas intenções de voto para o governo paulista, com 24%. Na sequência aparecem Marcio França (PSB) com 18%, Tarcísio Freitas (sem partido) com 9% e Guilherme Boulos (PSOL), com 7%. 

Leia também: Datena sai na frente seguido por Márcio França para o Senado em SP, diz Quaest/Genial

Os pré-candidatos Rodrigo Garcia (PSDB) e Renata Abreu (Podemos) aparecem empatados com 3%. Vinicius Poit (Novo) tem 2% e o prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) estão com 1%. 

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia em fevereiro, França se mostrou disposto a usar pesquisas de intenção de voto como critério para a escolha de quem vai representar o campo democrático em SP. Pré-candidato do PSB, o ex-governador trava a formação de uma ampla aliança encabeçada por Haddad.

Até mesmo Boulos já teria sinalizado que poderia desistir da candidatura, caso  pessebista também abra mão da disputa ao Palácio dos Bandeirantes. 

Outros cenários

A pesquisa apresentou aos entrevistados quatro cenários de possibilidades da disputa pelo governo de SP, e Fernando Haddad lidera em todos. 

No cenário dois e sem os nomes de Márcio França e Guilherme Boulos, Haddad aparece com 30% das intenções de votos, Tarcísio tem 11%, Renata Abreu 7%, Rodrigo Garcia 5%, Poit e Ramuth 3%.

A liderança de Haddad se mantém nos cenários três e quatro, onde o ex-ministro da Educação aparece com 31% e 35%, respectivamente. Os outros nomes se movimentam dentro da margem de erro. 

Segundo turno 

Haddad também lidera em todos os cenários de segundo turno. Contra o candidato de João Doria, Rodrigo Garcia, o petista aparece com 41% contra 25% do tucano.

Em um segundo turno contra o candidato do governo Bolsonaro, Tarcísio Freitas, Haddad tem 42% e o ministro da infraestrutura 27%. 

Caso a disputa fosse entre Haddad e França, o ex-ministro venceria com 38% contra 33% do candidato do PSB. 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança dela é de 95%. Foram ouvidas 1.640 pessoas face a face entre os dias 11 e 14 de março. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-03634-2022.