ANTES DAS ELEIÇÕES

Golpe? Arthur Lira escala Temer e apoiador da Ditadura para grupo sobre semipresidencialismo

Grupo terá 120 dias para concluir estudo para eventual implantação de forma de governo no país. Deputado chama ação de Lira com Temer de "quartelada institucional".

MIchel Temer e Jair Bolsonaro durante transição do governo em 2018.Créditos: Fotos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em mais uma tentativa de dar continuidade ao golpe de 2016, caso Lula (PT) vença as eleições de outubro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho para “analisar e debater temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista”.

O grupo será coordenado pelo ex-ministro Nelson Jobim e tem em seu conselho consultivo nomes como o do ex-presidente Michel Temer (MDB), artífice do golpe, e o advogado Manoel Gonçalves Ferreira Filho, o Maneco, apoiador de primeira hora da Ditadura Militar, que será o decano da turma.

Em seu livro "A Democracia Possível", de 1972, Maneco fez uma proposta de "constitucionalização do regime militar, que incorporava os atos institucionais", segundo o cientista político e historiador do Direit, Christian Lynch.

"O decano da comissão de Lira é um venerável constitucionalista da linha dura, conservador e militarista. Foi ele que foi retirado de casa para imaginar o novo regime de governabilidade da Era Lira-Bolsonaro: um notório inimigo da Constituição atual", diz Lynch em sequência no tuite.

O grupo será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e terá 120 dias, prorrogáveis por igual período, para concluir os trabalhos

Entre os 11 integrantes, apenas dois são do campo progressista e têm o objetivo de barrar a tentativa de golpe: Enrico Misasi (PV-SP) e Alice Portugal (PCdoB-BA).

"CENTRÃO sabe da derrota de Bolsonaro e acena com golpe do parlamentarismo, apelidado de semi presidencialismo. A mudança só pode ocorrer via plebiscito, que já foi feito. Agora @ArthurLira_ chama o expert @MichelTemer para comandarem a quartelada institucional", criticou o deputado Rogério Correia (PT-MG) nas redes.