GOVERNO BOLSONARO

Guedes comete nova gafe ao falar sobre mineração em terras indígenas

Para bajular Bolsonaro, ministro disse que indígenas têm direito de explorar potássio em suas terras. No entanto, as jazidas ficam fora do território demarcado e já são exploradas por gigante canadense da mineração.

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.Créditos: Edu Andrade/Ascom/ME
Escrito en POLÍTICA el

"Super" ministro da Economia, Paulo Guedes cometeu nova gafe nesta sexta-feira (18) ao bajular Jair Bolsonaro (PL), repetindo o discurso de os indígenas têm o direito de explorar as jazidas de potássio que estão em terras demarcadas.

"Eles têm direito de explorar o potássio, a terra é deles. Nós demos 14% do território nacional para menos de 0,5% da população, agora deixa eles decidirem. Não pode proibir. Ele está sentado em cima de uma riqueza enorme e você vai proibir ele de explorar aquela riqueza?", disse Guedes.

No entanto, as jazidas de potássio estão fora das terras indígenas, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil - CPRM e da ANM (Agência Nacional de Mineração). Há cerca de 11% das jazidas na Amazônia Legal que estão em territórios em processo de demarcação - ou seja, que ainda não foram reconhecidos como terras indígenas.

A maior jazida de potássio da região Norte já foi privatizada e é explorada pela gigante canadense Forbes & Manhattan, que firmou um acordo com a construtora chinesa CITIC para erguer um complexo de exploração de potássio em Autazes, a 110 km de Manaus (AM), na Amazônia brasileira.

O mega empreendimento inclui uma mina de quase mil metros de profundidade, uma usina para a produção do insumo agrícola e a infraestrutura do entorno ao custo total de US$ 2,3 bilhões, segundo o site InfoAmazonia.

O discurso de Bolsonaro de usar a guerra na Ucrânia para aumentar a exploração de potássio - usado na fabricação de agrotóxicos - em "terras indígenas" é pretexto para que o governo aumente a exploração mineral na região da Floresta Amazônica, concedendo licenças para grandes transnacionais da mineração.