POWER POINT

Lula diz que espera vitória contra Dallagnol no STJ

O Superior Tribunal de Justiça julga nesta terça-feira pedido de indenização movido pelo ex-presidente; assista

O ex-presidente Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) comentou nesta terça-feira (22) sobre o julgamento de uma ação movida contra o ex-procurador Deltan Dallagnol no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ex-mandatário disse que espera que "possa reestabelecer a verdade" com o julgamento desta terça.

Na ação, Lula pede indenização de R$ 1 milhão a Dallagnol em razão dos Power Points utilizados pelo procurador para apresentar à imprensa denúncia contra Lula sobre um suposto "quadrilhão do PT", processo em que ele foi inocentado em 2019.

"Hoje vai ter um julgamento importante, muito importante. Hoje vai ser julgado no STJ um processo meu contra o procurador que inventou o PowerPoint, a famosa história que dizia que eu tinha montado uma quadrilha. Esse processo foi o primeiro a ser anulado, fui inocentado. O juiz de Brasília, há 4 anos atrás, disse que esse processo era uma farsa política. Ninguém divulgou isso. Entrei com um processo contra o acusador e hoje ele vai ser julgado", declarou o ex-presidente em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma (SC).

"Eu estou convencido que nós vamos fazer justiça mais uma vez. Esse processo vai provar que quem me acusou era mentiroso, tinha interesses escusos por trás e não tem nenhuma prova. Espero que esse processo seja julgado hoje e que a gente possa reestabelecer a verdade", completou.

Ao defender a indenização no julgamento desta terça, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, lembrou que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reconheceu que houve excessos por parte de Dallagnol na divulgação do PowerPoint, mas arquivou processo por prescrição. O relator do processo é o ministro Luis Felipe Salomão. 

Assista ao julgamento no STJ e à declaração de Lula sobre o processo (a partir do minuto 16):