GABINETE PARALELO

Pastores de Bolsonaro no MEC viram alvo de representação

Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura foram beneficiados pelo ministro Milton Ribeiro a pedido do presidente

Pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, citados em áudio de ministro, em evento oficial do governo ao lado de BolsonaroCréditos: Carolina Antunes/PR
Escrito en POLÍTICA el

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocola nesta terça-feira (22) representação no Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura.

Áudio revelado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (21) mostra o ministro assumindo que Bolsonaro pediu que o MEC priorizasse os pedidos feitos por Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CONIMADB), e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da CONIMADB. 

Segundo as reportagens, os dois religiosos têm, “ao menos desde janeiro de 2021, negociado com prefeituras a liberação de recursos federais para obras de creches, escolas, quadras ou para compra de equipamentos de tecnologia”.

“A troco de que esses dois pastores, que não têm cargo no governo federal e não ocupam função pública, estariam legitimados pelo presidente Bolsonaro como interlocutores de prefeitos junto ao gabinete do ministro da Educação, que também é chefiado por um pastor? Temos o direito de saber qual a verdadeira história por trás desse trânsito livre e incidência direta em dinheiro público. O ‘gabinete paralelo da Educação’, criado pelo governo Bolsonaro, afeta diretamente a distribuição dos recursos do FNDE.  Estamos protocolando representações para apurar indícios de crimes de responsabilidade e improbidade administrativa”, declara a líder do PSOL, Samia Bomfim (SP).

Os dois pastores têm proximidade com Bolsonaro desde o primeiro ano do governo. Em 18 de outubro de 2019, participaram de evento no Palácio do Planalto com o presidente e ministros. Já em 10 de fevereiro do ano passado estiveram ao lado de Ribeiro e também do presidente Bolsonaro em evento no MEC com 23 prefeitos - os nomes dos pastores não aparecem na agenda oficial.

Quem são os pastores beneficiados por Bolsonaro

O pastor Gilmar Silva dos Santos comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís do Maranhão, Estado onde concentra forte articulação com os prefeitos, assim como no Amazonas.

O Maranhão teve 94 municípios atendidos com 267 empenhos para transferências do FNDE no ano passado. Esses empenhos referem-se a obras ou aquisição de equipamentos ou veículos que somam R$ 684 milhões (considerando o valor total do projeto, não somente o empenhado).

Nas redes sociais, Gilmar Santos diz que está há "40 anos pregando o Evangelho" e faz diversas publicações com suas pregações. Ele também é diretor do Instituto Teológico Cristo para Todos, que oferece cursos de teologia para "formar líderes para servirem ao reino de Deus". Santos já ministrou em Congressos, Simpósios, Cruzadas e Convenções nos 26 Estados e no Distrito Federal. 

Já Arilton Moura, aparentemente, não possui um perfil oficial nas redes sociais. Ele também é do Maranhão e assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.