JUSTIÇA

Após condenação de Dallagnol, Renan Calheiros quer anistiar Delgatti, o “hacker de Araraquara”

O senador afirmou que “Walter Delgatti, o hacker que denunciou as delinquências da Lava Jato, mudou a história do país”

Renan Calheiros: Delgatti mostrou quem eram Moro, Dallagnol e sua turma.Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Motivado pela condenação de Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o senador Renan Calheiros (MDB) usou as redes sociais, nesta quarta (23), para defender Walter Delgatti, o “hacker de Araraquara”.

Delgatti foi o responsável por denunciar as ilegalidades e arbitrariedades cometidas pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), Dallagnol (Podemos) e alguns procuradores.

“Walter Delgatti, o hacker que denunciou as delinquências da Lava Jato, mudou a história do país. Ele possibilitou as punições, ainda brandas, que estamos vendo e mostrou quem eram Sergio Moro, Deltan Dallagnol e sua turma. É hora de retomar o projeto que apresentei para anistiá-lo”, postou Renan Calheiros.

Dallagnol foi condenado a pagar indenização de R$ 75 mil (fora as correções) ao ex-presidente Lula (PT) pela apresentação de Power Point mentiroso, em 2016, que apontava o petista como chefe de quadrilha. 

Greenhalgh lembra que Delgatti era defensor da Lava Jato, mas “tomou um choque de realidade”

Durante entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta (23), Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado de presos políticos à época da ditadura, comemorou a condenação de Dallagnol e fez um alerta: “Isso só descortinou o pequeno véu do que há por trás das ações da Lava Jato”.

Greenhalgh acrescentou que torce para que o povo brasileiro tenha acesso à íntegra da Operação Spoofing. “É importante para mostrar como funcionavam as articulações da Lava Jato e da força-tarefa com Moro”.

O advogado destacou, também, o papel de Delgatti nas revelações feitas pela Operação Spoofing e lembrou uma curiosidade.

“O hacker era defensor da Lava Jato, fã do Moro e chegou a assistir uma palestra do Dallagnol em Ribeirão Preto. Ele gostou tanto do Dallagnol que decidiu entrar nos grupos dele. Foi então que teve um choque de realidade”, afirmou Greenhalgh.