EUROTRIP

Moro vai à Alemanha sem agenda, faz turismo e é homenageado por time da 8ª divisão

Ex-juiz da Lava Jato, inerte nas pesquisas, ainda falou de geopolítica como um estudante de Ensino Fundamental, postou mensagem em alemão no Twitter e visitou pontos turísticos

Sergio Moro na frente do Bundestag (Twitter/Reprodução).
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência, está em “visita oficial” à Alemanha e andou postando vídeos e mensagens nas redes sobre seu “giro pela Europa”. Tentando posar de estadista, o maringaense, mesmo sem agenda e completamente desconhecido no cenário político alemão, disse que “foi recebido no Bundestag”, em Berlim, o parlamento daquele país, mas na verdade tirou fotos e filmou na frente do prédio histórico. Não há qualquer menção a encontros com o brasileiro na agenda de nenhum deputado alemão, o que deixa a impressão de que o “circuito de compromissos oficiais” do ex-ministro de Jair Bolsonaro não passa de uma “turistada”.

A ladainha simplista e repetitiva de combate à corrupção continuou, mesmo depois de todas as decisões do STF contra sua conduta frente à Lava Jato, considerando o ex-magistrado parcial, incompetente e suspeito, e do período em que se juntou ao grupo de extremistas corruptos do atual governo federal. O que não poderia faltar, igualmente, foram as falas sobre a guerra na Ucrânia, sempre rasas, cercadas de clichês e com a desenvoltura de um aluno de Ensino Fundamental.

Moro manifestou também sua indignação com a condenação do ex-procurador federal Deltan Dallagnol pelo STJ, que considerou ofensiva a postura do antigo integrante do MPF no episódio ridículo do Power Point que acusava Lula de uma série de crimes sem qualquer prova. Agronegócio e o escândalo do Ministério da Educação, que colocou o ministro Milton Ribeiro no centro de esquema comandado por pastores que davam as cartas no MEC, foram outros assuntos mencionados pelo presidenciável.

Por fim, Sergio Moro se gabou nas redes de ter sido homenageado por um time de futebol alemão. De fato, ele foi. Recebeu a camisa número 12 (de 12° jogador, a torcida, mas que é o número de Ciro Gomes, seu rival na disputa presidencial) das mãos de parte do elenco do TSV Wabern II, uma equipe da 8ª divisão, que disputa a desconhecida Kreisoberliga. Após tantos “compromissos importantes”, o paranaense postou uma mensagem em seu Twitter em alemão e foi lembrado por usuários da rede de que primeiro deveria aprender a usar a língua portuguesa, já que o Moro tem um extenso histórico de gafes no idioma.