GABINETE PARALELO

Pastores de Bolsonaro organizavam fila para liberar dinheiro a prefeitos

Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura movimentavam recursos de acordo com seus interesses pessoais

Bolsonaro recebe os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no Palácio do Planalto em evento no dia 18 de outubro de 2019 Créditos: Carolina Antunes/PR
Escrito en POLÍTICA el

Os pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura, beneficiados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), "organizavam fila" para liberação de recursos da educação para as prefeituras.

Segundo um funcionário de alto escalão do ministério que acompanhava o processo, as cidades acertavam a liberação da verba com deputados e senadores dos três principais partidos do centrão - PP, PL e Republicanos -, que usavam o chamado orçamento secreto para fazer os repasses aos seus redutos eleitorais. 

No entanto, quando o dinheiro estava demorando a sair, os prefeitos procuravam os pastores, que ajudavam a acelerar o processo. 

Gabinete paralelo de pastores

Áudio revelado pela Folha de S. Paulo reforça a tese de que o Ministério da Educação (MEC) foi tomado por um gabinete de pastores que movimentou os recursos de acordo com seus interesses pessoais. 

Gravação mostra o ministro Milton Ribeiro assumindo que o presidente Jair Bolsonaro pediu que o MEC priorizasse os pedidos feitos por Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura.

"A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. [...] Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar", diz Ribeiro na conversa.

Os dois pastores têm proximidade com Bolsonaro desde o primeiro ano do governo. Em 18 de outubro de 2019, participaram de evento no Palácio do Planalto com o presidente e ministros. Já em 10 de fevereiro do ano passado estiveram ao lado de Ribeiro e também do presidente Bolsonaro em evento no MEC com 23 prefeitos - os nomes dos pastores não aparecem na agenda oficial.

* Com informações da coluna de Malu Gaspar em "O Globo"