EXTREMISMO

Maria do Rosário rebate ameaças de morte por neonazistas: “Sigo firme nesta luta”

A deputada informou que sua equipe está tomando as medidas cabíveis junto à Câmara e à Polícia Federal

Rosário não se intimida com ameaças.Créditos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) se manifestou, pelas redes sociais, nesta quinta-feira (24), a respeito das novas ameaças absurdas de morte que recebeu por parte de grupos nazistas. Além da parlamentar, o ex-presidente Lula (PT) e o vereador de Porto Alegre, Leonel Radde (PT-RS), também foram vítimas do ataque.

“Sou novamente alvo de ameaças de morte na internet. Não me intimidei antes e não o farei neste momento em que o ódio sucumbe e as trevas estão perto de seu fim. Fui eleita para defender a democracia e combater o fascismo. Sigo firme nesta luta!”, postou a parlamentar.

“Informo também que meu gabinete está tomando as medidas cabíveis junto à Câmara dos Deputados e à Polícia Federal. Reitero minha solidariedade ao vereador Leonel Radde e seu mandato antifascista, que revelou as ameaças e que desempenha papel importante nessa luta. Não nos calarão!”, acrescentou Rosário.

Gleisi Hoffmann diz que serão tomadas todas as medidas para identificar os criminosos

Após o grupo de neonazistas ameaçar de morte o ex-presidente Lula, o vereador e policial Leonel Radde (PT-RS) e a deputada federal Maria do Rosário, a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, anunciou em suas redes que o PT não se intimida e que todas as medidas serão tomadas para identificar os criminosos. 

“Neonazistas ameaçaram assassinar Lula, os companheiros Maria do Rosário, Leonel Radde, que faz brilhante trabalho contra grupos extremistas. PT tomará as medidas pra que os criminosos sejam identificados e punidos. Não vão nos intimidar, nem nos calar!”, postou.

Leonel Radde coordena Operação Bastardos Inglórios, que combate atuação de neonazistas

O vereador de Porto Alegre e policial civil Leonel Radde (PT-RS) denunciou, nesta quarta (23), novas ameaças de morte feitas por neonazistas através de mensagens enviadas no número de WhatsApp de seu mandato.

Radde coordena a Operação Bastardos Inglórios, um canal de denúncias, em parceria com a polícia, que visa identificar e combater a atuação de grupos neonazistas no Rio Grande do Sul. 

Nas mensagens recebidas, os extremistas chegaram a dar uma data para a morte do vereador. "Sua morte está planejada, será dia 31 de outubro de 2022, 21h, no Rio Grande do Sul", diz uma das mensagens. 

"Vamos te matar, seu lixo. Sua cara vai ficar cheia de balas", dizem os detratores, que prometem ainda matar o ex-presidente Lula, a deputada federal Maria do Rosário e também o ativista do movimento negro Antonio Isupério, que já vou alvo de ameaças de grupos neonazistas em outras ocasiões. 

"Se prepara, você, Lula e o Isupério estão ferrados, vamos acabar contigo, seus vermes, lixo, macacos de merda (...) Lula vai morrer", dizem, em meio a inúmeras mensagens do tipo. 

Em outra, deixam claro que pertencem a grupos nazistas. "Eu acabo com tua vida se mexer com o cara que vendeu objeto nacional socialista [referência ao Partido Nacional Socialista, de Adolf Hitler]. Se você continuar prendendo fascistas, acabo com tua raça e da Maria do Rosário", escrevem, junto a fotos e gifs de armas e um vídeo de uma mulher negra sendo enforcada e assassinada por supremacistas brancos.