ELEIÇÕES 2022

Lula sobe um ponto e Bolsonaro cai dois em nova pesquisa XP/Ipespe

Pré-candidato do PT, Lula abre vantagem sobre Bolsonaro, que voltou a cair após pagamento do Auxílio Brasil. Oscilações ocorrem dentro da margem de erro.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que Lula (PT) voltou a subir e Jair Bolsonaro (PL) a cair após leve oscilação positiva do presidente após o início do pagamento do Auxílio Brasil.

O levantamento revela que Lula subiu de 43% para 44%. Já Bolsonaro foi de 28% para 26%, um recuo de dois pontos em relação à pesquisa anterior. As oscilações estão dentro da margem de erro, de 3,2 pontos para mais ou para menos.

Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro, com 9%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 7%. João Doria (PSDB) tem 2%. Simone Tebet, Eduardo Leite, André Janones e Luiz Felipe D’Ávila marcaram 1% cada.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula manteve 36% da pesquisa realizada há duas semanas. Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e marcou 25%. Moro foi lembrado por 5% dos eleitores.

Lula amplia vantagem no segundo turno

O cenário do primeiro turno se repete na simulação de um possível embate entre os dois primeiros colocados na pesquisa, com aumento da vantagem de Lula em três pontos percentuais sobre Bolsonaro.

Em 15 dias, o petista foi de 51% para 53% e o atual presidente caiu de 33% para 31%. Lula ainda vence Moro com vantagem de 22 pontos, Ciro com 27 pontos de vantagem, Doria com 35 e Leite com 37 pontos.

O Ipespe fez 1.000 entrevistas com eleitores em todo o país nos dias 21, 22 e 23 de março. O nível de confiança é de 95,5%.