BOLSOLÃO DO MEC

PF investiga suposto esquema de corrupção com pastores no MEC

Em áudio vazado, Milton Ribeiro envolve Bolsonaro em esquema de priorização de interesses de pastores na distribuição de recursos da educação

Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal instaurou nesta sexta-feira (25) inquérito para investigar se houve favorecimento ilegal em repasses de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado o Ministério da Educação (MEC). O esquema de corrupção na pasta está sendo chamado de "Bolsolão do MEC". 

O inquérito foi instaurado a partir de um pedido da Controladoria-Geral da União (CGU) que, nesta quinta-feira (24) enviou à PF o resultado de uma sindicância interna onde há indícios de supostas fraudes na distribuição de verbas da Educação. 

Esse é o primeiro de uma série de inquéritos que a PF deve instaurar nos próximos dias. Um Outro foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Procuradoria-Geral da República e deve ser aberto pela PF nos próximos dias.

 

Bolsolão do MEC
 

As denúncias contra a gestão Milton Ribeiro à frente do MEC primeiro deram conta da existência de um "gabinete paralelo" comandado por pastores e que funcionava sob o conhecimento do ministro. 

Posteriormente, um áudio revelado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (21) reforça a tese de que o Ministério da Educação (MEC) foi tomado por um gabinete de pastores que movimentos os recursos de acordo com seus interesses pessoais.

Gravação mostra o ministro Milton Ribeiro assumindo que o presidente Jair Bolsonaro pediu que o MEC priorizasse os pedidos feitos por Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

"A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. [...] Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar", diz Ribeiro na conversa.

O áudio revelado em reportagem de Paulo Saldaña, na Folha, foi gravado durante conversa do ministro com prefeitos, Gilmar e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da CGADB. Arilton seria, junto de Gilmar, outro membro do chamado "gabinete paralelo" de pastores.