NO PLANALTO

VÍDEO: Bolsonaro diz que Brasil conheceu "protótipos de ditadores" e repete fake news contra o PT

Em desespero com derretimento de pesquisas, Bolsonaro resgatou fake news propagada durante a pandemia em discurso eleitoreiro no Palácio do Planalto.

Jair Bolsonaro em discurso no Planalto.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Em evento no Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira (25), Jair Bolsonaro (PL) deu o tom da disputa eleitoral ao repetir fake news contra o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e dizer que o Brasil conheceu "protótipos de ditadores" durante a pandemia.

Bolsonaro defendeu, mais uma vez, sua postura durante a pandemia do coronavírus, que levou à morte mais de 659 mil brasileiros, antes de iniciar os ataques ao PT.

"Vocês conheceram protótipos de ditadores no Brasil. Não só entre governadores, mas pegou muitos prefeitos, como por exemplo ali de Araraquara, onde se consumiu cães e gatos para não morrer de fome. O prefeito de lá tem um nome e é do PT, né? Por coincidência", disse Bolsonaro, ignorando saber o nome do político, que ocupou o Ministério das Comunicações no governo Dilma Rousseff (PT).

A fake news foi divulgada pela Jovem Pan, emissora de rádio alinhada ao governo, e foi distribuída nas redes sociais. Durante a pandemia, Bolsonaro usou a mentira à exaustão para defender sua posição de liberar a abertura do comércio, o que levaria mais pessoas à morte.

À época, Edinho Silva rebateu as fake news de Bolsonaro para atacar ele e ao PT.

"A Prefeitura lamenta e reforça que se trata de mais uma fake news. Notícia mentirosa propagada por quem deveria coibir essa prática. Não há na cidade registro sobre essa denúncia envolvendo 'gatos e cachorros como alimentos', ou mesmo algo semelhante", rebateu Edinho, que destacou que "inclusive, a Prefeitura e os órgãos de fiscalização jamais localizaram os autores dessa denúncia".

Assista à cerimônia (o discurso de Bolsonaro está nos minutos finais)