PESQUISA

XP/Ipespe: Bolsonaro volta ao maior índice de reprovação do governo

Reprovação, que teve oscilação negativa desde o lançamento do Auxílio Brasil, voltou ao topo na pesquisa, que mostra ainda que Lula aumentou a vantagem sobre Bolsonaro na disputa presidencial

Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira em continência de militares.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) jogou um balde de água fria no Palácio do Planalto, onde Jair Bolsonaro (PL) aspirava a continuidade de uma curva ascendente após a leve oscilação positiva após lançamento do Auxílio Brasil.

Além de cair dois pontos percentuais na disputa direta contra Lula (PT), que oscilou um ponto para mais, Bolsonaro voltou ao maior índice de reprovação de seu governo, de 65%, em toda a série histórica da pesquisa.

A reprovação do governo chegou aos 65% em dezembro de 2021, mas oscilou para baixo nos meses seguintes como reflexo das medidas eleitoreiras na área social. Mas, voltou ao topo agora, quando Bolsonaro esperava ter estancado a sangria de popularidade.

Lula abre 18 pontos 

A pesquisa mostra que Lula voltou a subir, abrindo 18 pontos no primeiro turno contra Bolsonaro, que registrou queda. 

No segundo turno, o petista repete o cenário do primeiro turno, abrindo mais 3 pontos, e acumulando uma diferença de 22 pontos sobre o principal adversário.