ELEIÇÕES 2022

Desesperado, Bolsonaro chama pesquisas de "mentirosas" em evento da pré-candidatura

Levantamentos mostram Lula bem à frente do atual presidente nas intenções de voto

Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Desesperado, Jair Bolsonaro (PL) chamou de "mentirosas" as pesquisa de intenção de voto que colocam o ex-presidente Lula (PT) à frente dele. Durante evento de lançamento da sua pré-candidatura neste domingo (27), o atual presidente fez um discurso messiânico, alegando que as eleições são uma luta "do bem contra o mal".

“Uma pesquisa mentirosa publicada mil vezes não fará o presidente da República”, afirmou. “O nosso inimigo não é externo, é interno. Não é uma luta da esquerda contra a direita, é uma luta do bem contra o mal. Nós vamos vencer essa luta, porque eu estaria sempre na frente de vocês”, disse Bolsonaro.

Mais uma vez, o chefe do Executivo desenterrou o episódio da facada que recebeu de Adélio Bispo e fez críticas a Lula, sem citar nomes. “Os mais jovens podem não conhecer, mas os seus pais e avós tem obrigação de mostrar para onde o Brasil estava indo, bem como viver os jovens em outros países, como por exemplo a Venezuela”, argumentou.

Havia expectativa de que o ato descambasse para um comício, o que poderia gerar questionamentos perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob alegação de campanha antecipada.

Além de oficializar a filiação de Bolsonaro ao PL, o evento também confirmou a entrada de aliados do presidente à legenda, como a deputada federal Bia Kicis, os ministros João Roma e Braga Netto e também Eduardo Bolsonaro. 

Pesquisas colocam Lula bem à frente de Bolsonaro

A nova pesquisa Exame/Ideia sobre a eleição presidencial publicada na última quarta-feira (23) mostrou que o ex-presidente Lula segue bem à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro, que disputa a reeleição.

O petista aparece com 40% das intenções de voto na sondagem estimulada, contra 29% do presidente de extrema direita. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) surgem empatados na preferência do eleitorado, com 9% cada, enquanto Eduardo Leite (PSDB) tem 2%, ficando à frente do ainda companheiro de legenda João Doria (PSDB), que registrou apenas 1%.

Já a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última quinta-feira (24) pelo jornal Folha de S.Paulo, mostrou que Lula tem 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições deste ano. Enquanto isso, Bolsonaro tem 26%.