ELEIÇÕES 2022

Eduardo Leite fica no PSDB e Doria se irrita com a possibilidade de ser trocado

Ala tucana liderada por Aécio Neves defende que o governador Gaúcho seja o nome do PSDB para disputar a presidência

Eduardo Leite fica no PSDB e Doria se irrita com a possibilidade de ser trocado.Créditos: Governo do RS/Flickr
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decidiu permanecer no PSDB. Leite estudava um convite do PSD para disputar a eleição presidencial, mas, avisou a aliados que vai ficar em seu partido. O anúncio deve ser realizado nesta segunda-feira (28). 

Mas, o fato de Eduardo Leite permanecer no PSDB não significa que o tucano desistiu da ideia de disputar o Palácio do Planalto. Ala tucana liderada pelo deputado federal Aécio Neves (MG) defende que o governador renuncie ao seu cargo e seja o nome do partido para disputar a eleição presidencial. 

Porém, para que o governador gaúcho se torne o candidato à Presidência, PSDB terá de enterrar o resultado das prévias que consagraram o governador de São Paulo, João Doria, como o nome a representar os tucanos na disputa pelo Palácio do Planalto. 

A estratégia dos aliados de Eduardo Leite é que os partidos da chamada terceira via declarem apoio a Eduardo Leite sob o argumento de que seu nome é mais viável do que o de João Doria. Recentemente, o PSDB anunciou uma federação com o Cidadania e firmou aliança com o União Brasil e MDB. 

No entanto, aliados de Doria classificam a tentativa de transformar Eduardo Leite em presidenciável do PSDB como "ilusório", visto que Doria venceu a prévia que ocorreu com gastos do fundo partidários, contou com a participação de milhares de filiados e com registro na Justiça Eleitoral. 

Doria defende resultado da prévia tucana e fala em "golpe" 

João Doria reagiu diante de tal mobilização em torno do nome de Eduardo Leite. O governador de São Paulo saiu em defesa do resultado das prévias tucanas e afirmou que qualquer coisa que vá no sentido contrário do resultado da eleição de interna de seu partido é "golpe". 

"Diante das prévias realizadas com o amparo da Justiça Eleitoral, com investimentos também registrado na Justiça Eleitoral - foram R$ 10 milhões investidos para que o partido fizesse suas prévias - as prévias valem. Qualquer outro sentimento diferente disso é golpe. Uma tentativa torpe, vil, de correr a democracia e fragilizar o PSDB", criticou Doria. 

 

Com informações do Poder360 e Folha de S. Paulo