ELEIÇÕES 2022

Em meio à campanha de artistas, TSE emite título de eleitor para 854 mil jovens

Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette Freire, Criolo e Emicida estão engajados na campanha pelo voto a partir de 16 anos

Emicida e Criolo no Lollapalooza.Créditos: Reprodução/Multishow
Escrito en POLÍTICA el

A campanha de mobilização nas redes sociais, que conta com a adesão de inúmeros artistas, promete dar retorno significativo. O número de jovens entre 15 (que completam 16 até outubro) e 18 anos, que tiraram o título de eleitor até 21 de março atingiu 854.685. A campanha ainda estava no início.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (29), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e, assim, estar apto a votar em outubro termina no dia 4 de maio. O processo para retirada do título pode ser feito inteiramente online.

Vários artistas estão incentivando os jovens a retirar o documento. Entre eles, Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette Freire, campeã do BBB21, Luíza Sonza, Criolo, Emicida, inclusive com mensagens em suas apresentações no Lollapalooza, e até o ator estadunidense Mark Ruffalo, entre outros.

A intensa mobilização da classe artística começou depois que a Justiça Eleitoral identificou o menor grau de participação de adolescentes no processo eleitoral nos últimos 30 anos.

As estatísticas oficiais mostravam que, até janeiro de 2022, o TSE registrava pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos, cujo voto não é obrigatório.

Participação de jovens teve pior nível nas eleições municipais de 2020

O menor nível de participação de adolescentes até o momento foi registrado nas eleições municipais de 2020, quando a emissão de títulos de eleitor caiu muito para esta faixa etária. Somente 992 mil jovens portavam o documento no dia da votação. Em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na eleição presidencial de 2018, 1,4 milhão de jovens tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens compareceram às urnas, de acordo com informações da Agência Brasil.