SERGIO MORO

TCU cobra que governo Bolsonaro envie imposto de renda de Moro

Tribunal avança em investigações contra o ex-juiz Sergio Moro

Sergio Moro durante audiência no Congresso Nacional.Créditos: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal de Contas da União (TCU) acatou um pedido feito pelo Ministério Público e determinou nesta terça-feira (29) que o governo do presidente Jair Bolsonaro envie ao tribunal a declaração de imposto de renda apresentada pelo ex-ministro Sergio Moro em 2019.

O ministro Bruno Dantas atendeu ao procurador Lucas Rocha Furtado, do MP do TCU, e determinou aos ministérios da Economia e da Justiça o envio da declaração de rendimentos de Moro em até 5 dias. 

A decisão vem logo após o tribunal decidir pelo aprofundamento das investigações contra o ex-juiz por suposto conflito de interesses ao abandonar a toga e entrar em uma consultoria jurídica que atua justamente com empresas que eram investigadas por Moro durante sua atuação na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Moro é acusado de ter praticado o chamado "revolving door", quando um servidor troca o setor público para o setor privado e leva benefícios, como acesso a informações privilegiadas. Essa prática foi denunciada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) em razão da contratação de Moro pela consultora Alvarez & Marsal. O magistrado embolsou 

O ex-juiz é acusado ainda de praticar lawfare - guerra jurídica.

Moro tinha pedido o arquivamento dessas investigações, o que foi negado pelo TCU na última semana.

Temas

TCU