LUIZ PINGUELLI ROSA

Morre o físico Luiz Pinguelli Rosa, presidente da Eletrobras no governo Lula

A morte foi confirmada por seu irmão, Sérgio Rosa, em sua conta do Twitter: “A despedida cala fundo. No silêncio me despeço”

Luiz Pinguelli Rosa.Créditos: Foto: Antonio Cruz/ABr
Escrito en POLÍTICA el

Acaba de falecer nesta quinta-feira (3), o físico Luiz Pinguelli Rosa. A morte foi anunciada por seu irmão Sérgio Rosa em sua conta do Twitter.

“Com muita tristeza participo a partida do meu querido irmão, um homem de bem. Pai dos meus sobrinhos Nando, Duardo e Leozinho – estamos todos muito tristes. A despedida cala fundo. No silêncio me despeço”, escreveu.

Luiz Pinguelli Rosa era mestre em engenharia nuclear e doutor em física. Era também professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Eletrobras no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 9 de abril de 2013 foi-lhe concedido o título de professor emérito pela UFRJ.

Rosa tinha 80 anos. No início de sua trajetória, optou pela carreira militar, mas pediu demissão do exército após ser preso por não apoiar o golpe militar de 1964.

Impeachment de Dilma

Foi secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, representando a entidade no Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, mas desligou-se do fórum em 2016 por discordar do impeachment de Dilma Rousseff.

“Reputo de injusto o afastamento da Presidente da República pelo Congresso Nacional com a conivência do Supremo Tribunal Federal, pois não se provou qualquer crime de responsabilidade como estabelece a Constituição”, escreveu Pinguelli, em carta de 12 de maio endereçada ao presidente em exercício Michel Temer.