ELEIÇÕES 2022

PCdoB oficializa apoio a Haddad em São Paulo

Movimento fortalece pré-candidatura de Fernando Haddad em São Paulo enquanto PT e PSB ainda negociam acordo

Luiz Marinho, Fernando Haddad, Rovinson Britto, Orlando Silva e Leci Brandão.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O PCdoB decidiu nesta quinta-feira (3) oficializar seu apoio à pré-candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. Os dois partidos devem se juntar em uma federação que pode unir também PSB e PV. A movimentação favorece Haddad nas negociações com Márcio França, pré-candidato pelo PSB.

"O PCdoB manifestou apoio a Fernando Haddad como nome capaz de liderar as forças progressistas para vencer as eleições em São Paulo. Queremos construir a unidade entre os partidos que debatem a Federação e ampliar. É preciso derrotar o bolsonarismo no Brasil e em São Paulo!", escreveu o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) nas redes sociais. 

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) disse que foi "muito proveitoso" o encontro com Haddad "para reafirmar a importância da Federação entre PT, PSB, PCdoB, PV para renovar a esperança do nosso povo". "Vamos unir forças para derrotar esse desgoverno! #federaçãopartidária", tuitou.

Pela mesma plataforma, Haddad celebrou a decisão do partido aliado "para a construção da federação progressista de SP"

Esse movimento do PCdoB já havia sido antecipado por Orlando em entrevista ao Fórum Onze e Meia, no dia 16 de fevereiro. O parlamentar ainda indicou que o PSOL, que tem Guilherme Boulos como pré-candidato, também pode fechar questão com o petista. 

Haddad e França disputam o posto de candidato da possível frente progressista em São Paulo. Enquanto o PSB não pretende abrir mão do candidato próprio, o ex-presidente Lula (PT) defende que o socialista se postule ao Senado e deixe o governo para Haddad.

Essa movimentação fortalece a pré-candidatura do ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo.