DECISÃO JUDICIAL

“A prova de que todo o bolsonarista é covarde é Daniel Silveira”, diz Paulo Pimenta

O deputado do União Brasil está escondido na Câmara para não usar tornozeleira eletrônica, determinação do ministro Alexandre de Moraes

O deputado Paulo Pimenta.Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ), que está escondido na Câmara para desafiar determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado mandou que Silveira usasse tornozeleira eletrônica.

“A prova de que todo o bolsonarista é covarde é Daniel Silveira. Um leão para quebrar placa de rua, e um gatinho para assumir seus erros e cumprir uma decisão judicial”, publicou Pimenta no Twitter. O petista fez referência ao fato de Silveira ter quebrado uma placa em homenagem a Marielle Franco.

O deputado foi preso por ordem de Moraes em fevereiro de 2021, depois de fazer ataques a ministros do STF. Nesta semana, o parlamentar voltou a desafiar ordem da Corte, ao afirmar que vai morar nas dependências do Congresso para não ter que usar tornozeleira eletrônica.

Luiz Fux marcou julgamento de Silveira

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, marcou para o dia 20 de abril o julgamento da ação penal de Daniel Silveira. Ele é réu no STF por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. Ele chegou a ser preso por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro de 2021, com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

Até o julgamento, as decisões do ministro Alexandre de Moraes de ordenar a colocação de tornozeleira eletrônica no deputado continuam valendo. Caso seja condenado, Silveira pode se tornar inelegível.