ELEIÇÕES 2022

Renan Calheiros ironiza desistência de Moro: "Encolheu e sumiu"

Adversários políticos do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro debocharam do anúncio feito por ele nesta quinta-feira

Sergio Moro durante audiência pública na Câmara dos Deputados.Créditos: Foto: Lula Marques/PT na Câmara
Escrito en POLÍTICA el

A desistência do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro de sua pré-candidatura à presidência virou motivo de piada entre desafetos políticos. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), crítico ferrenho da operação Lava Jato, foi um dos que usou as redes sociais nesta quinta-feira (31) para ironizar Moro.

"Sérgio Moro diminui de tamanho a cada passo que dá. Como juiz-estrela, foi parcial e ficou menor. Prendeu sem provas e encolheu mais. Tirou Lula da eleição, ganhou cargo de Bolsonaro e virou pigmeu. Quis voar alto, na queda sumiu. Hoje é personagem de comédia. Pior: coadjuvante", escreveu Calheiros no Twitter.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) também adotou tom duro. "Eu digo a tempos que tu, Moro (Russo ou Marreco), não tens coragem, projeto e ombridade para sustentar o que diz. Antecipei que tu não manterias essa candidatura oca, movida pelo egocentrismo de quem tem um projeto pessoal, jamais de nação. DesMOROnou mais uma vez", tuitou.

Pimenta ainda lembrou de um vídeo gravado por ele em dezembro de 2021 que cravava que Moro desistiria da candidatura até o fim de março de 2022. Dito e feito.

"Em 15 de dezembro eu já havia anunciado. Sergio Moro nunca foi candidato a presidência da República. Ele só provou aquilo que a gente já sabia. Covarde, Moro criou toda uma mídia em torno de uma suposta candidatura que nunca existiu para tentar conseguir algum espaço em alguma chapa em algum estado. Ele está muito mais preocupado com os processos que ele vai ter que responder do que ser alguém que possar, de fato, representar o povo brasileiro", disse Pimenta em vídeo publicado nesta quinta.

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que chegou a chamar Moro de "juiz ladrão" durante audiência pública na Câmara, também ironizou a desistência e a migração para o União Brasil. "Moro desiste da presidencial pra ser candidato a dep. federal? Sem os aparatos da lava jato e do min. da justiça, aguenta 1 hora de pressão na câmara? Se filiando ao União Brasil tá mais pra parlamentar apagado do centrão. O juiz ladrão atrás do foro privilegiado? O mundo capota!", disse.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), também criticou o ex-juiz. "Moro usou a toga pra se promover, abusou das prisões/delações, condenou sem provas, chocou o fascismo, virou ministro de olho no STF, nem bem entrou num partido, já tá mudando, nem os seus o querem e a candidatura miou. É a lei do retorno que nunca falha, para o bem ou para o mal", tuitou.