DESMORONOU

Moro rompe com Mamãe Falei pelo Twitter por áudio sobre mulheres da Ucrânia

Arthur do Val seria o candidato a governador apoiado por Moro em São Paulo

Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos) usou as redes sociais nesta sexta-feira (4) para condenar as declarações misóginas sobre mulheres da Ucrânia do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, expostas em áudio vazado. 

Mamãe Falei e o coordenador do MBL, Renan Santos, foram à Ucrânia para "cobrir" a guerra. Nos áudios, fica claro que um dos interesses do parlamentar eram as mulheres ucranianas, mesmo diante do conflito bélico. Segundo o deputado, elas seriam "fáceis porque são pobres".

"Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos --tanto no campo público quanto na vida privada", tuitou Moro.

"Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento", afirmou o ex-juiz. Mamãe Falei seria o candidato de Moro ao governo de São Paulo.

Além de perder o aliado, Arthur do Val perdeu a namorada, Giulia Blagitz, que anunciou o fim do relacionamento pelas redes sociais. O Podemos se chocou com o conteúdo.

Mamãe Falei diz que mulheres da Ucrânia "são fáceis porque são pobres"

O áudio repugnante e repleto de machismo que foi vazado nesta sexta-feira (4) teria sido encaminhado a membros do MBL. 

"Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo", diz um trecho do áudio.

"Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, diz ainda, sugerindo turismo sexual. 

Ouça abaixo e leia aqui a transcrição na íntegra: