NÃO PARA DE DAR RUIM

Podemos anuncia abertura de processo de expulsão de Mamãe Falei

Filiado há pouco mais de um mês à sigla, deputado de extrema direita que pretendia concorrer ao governo de SP deverá ser colocado de porta para fora do partido depois de áudios sexistas e machistas

Arthur do Val, o "Mamãe Falei" (YouTube/Reprodução).Créditos: Reprodução/Alesp
Escrito en POLÍTICA el

O partido Podemos anunciou na noite desta segunda-feira (7) que abriu um processo contra o deputado estadual paulista Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, que poderá culminar  com a expulsão do parlamentar da legenda. Ele teve um áudio vazado fazendo graves comentários sexistas e machistas em relação às refugiadas ucranianas vitimadas pela invasão russa à nação vizinha.

Mamãe Falei se filiou ao partido há pouco mais de um mês e, segundo o grupo político, o processo disciplinar foi encaminhado pelo diretório estadual do Podemos em São Paulo.

“A realização do procedimento é necessária para qualquer tipo de punição, em respeito à ampla defesa e ao contraditório. Assinado pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, o pedido é pela punição mais grave: a de expulsão”, informou o texto divulgado sobre a abertura do procedimento.

“Esgotado esse prazo, com ou sem resposta, o processo segue para parecer conclusivo pela Comissão de Ética e Disciplina, que é formado por: João Dárcio Ribamar Sacchi (presidente da Comissão), Elsa Oliveira e Alfredo Martins Corrêa, que farão o parecer conclusivo para a decisão da Comissão Executiva estadual de SP. Dela, caberá recurso para a Comissão Executiva Nacional dentro do mesmo prazo”, completou ainda o comunicado.

Mamãe Falei se defende

O parlamentar de extrema direita não se deu por vencido, mesmo após toda a repercussão estrondosa do escândalo desencadeado por seus áudios vazados, que foram objeto de reportagens até de jornais do exterior, ainda que tenha admitido a gravidade das falas. Numa nota oficial ainda no sábado (5), Mamãe Falei abriu mão da pré-candidatura ao governo de São Paulo, posição conquistada com as bênçãos do ex-juiz Sergio Moro.

"Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas ou com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", escreveu ele.