MAMÃE FALEI

Dia Internacional da Mulher, dia de luta de Arthur do Val para não perder mandato

Deputado, que apoiou impeachment de Dilma por “pedaladas fiscais” e disse que “mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”, diz que vai lutar até o fim contra "essa injustiça"

Arthur do Val, o "Mamãe Falei".Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), que apoiou o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) por pedaladas fiscais, afirmou nesta segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, que irá “lutar contra a injustiça” em relação aos pedidos de cassação de seu mandato, que foi protocolado por diversos colegas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Dei uma declaração lamentável, admito e peço desculpas por isso; além de tudo, perdi minha noiva e prejudiquei meus amigos. Isso tudo é sinal dos tempos: ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim contra esta injustiça”, afirmou o deputado.

"Sou um líder político com posições claras. Combato a corrupção, enfrento privilégios e tenho como inimigos Lula e Bolsonaro. Não querem retirar meus direitos políticos por ter roubado, por ter aparecido com dinheiro na cueca ou feito rachadinha, coisas que graças a Deus nunca fiz. Se fizesse isso, tenho certeza que jamais perderia meu mandato", disse ainda.

Várias representações contra o deputado

Até a noite desta terça-feira, já foram protocoladas na Alesp 12 representações contra o deputado, a maioria pedindo a perda do mandato. Do total, nove são individuais, ou seja, elaboradas por um único deputado, e três são subscritas por grupos de deputados.

As representações têm até 30 dias para tramitar no Conselho. Depois, o resultado segue para votação em plenário.

O deputado mandou áudio da Ucrânia para um grupo de amigos dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz em um trecho.

Repercussão no MBL

A repercussão das falas do deputado terá impacto no projeto político do MBL (Movimento Brasil Livre), do qual ele é um dos principais líderes. A nova crise se soma a uma série de reveses que o grupo sofreu nos últimos anos.

Além da retirada de sua pré-candidatura a governador de São Paulo, anunciada horas após a revelação dos áudios, o episódio interferiu na relação do movimento com o presidenciável Sergio Moro (Podemos), que tenta se descolar do escândalo.