DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Lula defende maior participação feminina na política: “Fortalece a democracia”

O ex-presidente Lula citou o exemplo do México, onde as mulheres têm presença significativa nos espaços de poder

Lula quer mais mulheres na política.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) usou suas redes sociais, nesta terça-feira (8), no Dia Internacional das Mulheres, para defender a ampliação da participação feminina na política brasileira.

Lula afirmou que a atuação das mulheres “fortalece a democracia e garante a construção de políticas públicas que respondam às necessidades da maioria da população”.

O ex-presidente ressaltou o exemplo mexicano. “Nesse 8 de março, em que acabei de retornar do México, volto muito bem impressionado que nesse nosso país irmão latino as mulheres já são maioria nos parlamentos, com 52% das vagas na Câmara Federal e nos parlamentos estaduais”.

“No senado as mulheres já passam de 46%. Também comandam 35% dos governos estaduais e 24% dos municipais. Isso foi conquista da luta histórica das mulheres mexicanas para que pudessem ter vez, voz e voto”, destacou Lula.

Ele acrescentou que “o México nos prova é que é possível e necessária a presença de mulheres nos espaços públicos de decisão e poder, porque fortalece a democracia e garante a construção de políticas públicas que respondam às necessidades da maioria da população”.

Lula afirmou, também, que “quando tem oportunidade e condições, as mulheres mostram a sua força. Se no México foi possível no Brasil também será”.

Ainda no México, Lula já havia ressaltado a posição das mulheres no país

No dia 3 de março, ainda em solo mexicano, Lula fez um pronunciamento e, entre os temas abordados, enfatizou a questão da participação feminina nos espaços de poder, tanto no setor privado quanto no público.

“É um sonho do Partido dos Trabalhadores fazer com que o Congresso Nacional tenha maioria de mulheres. Embora nosso partido tenha paridade em sua direção, embora a central sindical brasileira tenha paridade em sua direção, a verdade é que nós não conseguimos ainda encontrar mecanismos para convencer as mulheres, que são maioria na sociedade brasileira, a se transformarem em maioria nos sindicatos, se transformarem em maioria nas câmeras, se transformarem em maioria em todos os lugares”, disse.

“Eu vejo essa câmara do México e a quantidade de mulheres nela, e penso quando o PT conseguirá provar para a sociedade brasileira que as mulheres podem e sabem governar igual ou melhor que os homens”, afirmou.

“Aprendi três lições aqui no México. Uma com o López Obrador, uma com a direção do Morena e uma terceira aqui na Câmara quando vi que o México tem maioria feminina na Câmara de Deputados. É um desafio que ainda precisamos conquistar no Brasil”, reconheceu Lula.