APELO

Sem partido, Mamãe Falei manda carta a todos os deputados para não ser cassado

O deputado é alvo de 12 representações que pedem que ele perca o mandato, após vazamento de áudio machista contra mulheres ucranianas

Do Val tenta segurar seu mandato.Créditos: Alesp
Escrito en POLÍTICA el

Depois de deixar o MBL e ver seu pedido de desfiliação aceito pelo Podemos, o ainda deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, quer, pelo menos, preservar seu mandato de deputado estadual.

Ele encaminhou, nesta terça-feira (8), uma carta aos gabinetes de todos os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na qual apela no sentido de não ter seu mandato cassado. Caso isso aconteça, ficará inelegível por oito anos.

Do Val é alvo de 12 representações que pedem que ele perca seu mandato. Ele foi flagrado em um áudio vazado, no qual ofende as mulheres ucranianas com frases machistas e misóginas. Ele estava na Ucrânia sob a justificativa de levar doações às vítimas da guerra contra a Rússia.

No apelo que fez aos colegas, Mamãe Falei assegura que também não vai disputar a reeleição em outubro. Ele já tinha desistido da pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo.

“Errei, errei feio. Fui machista de fato, desrespeitoso e imaturo. Produzi uma peça que vai me envergonhar pelo resto da minha vida. Tanto pública quanto particularmente”, disse, em um dos trechos.

“Além do absurdo que foi dito nesses áudios, está havendo uma extrapolação dos fatos. Quero deixar muitíssimo claro que não houve nenhum tipo de assédio. Foram palavras. Palavras horrorosas, desrespeitosas e desprezíveis. Mas foram palavras”, prosseguiu.

Do Val diz que a punição é necessária, mas a cassação “se faz excessiva”

“Assumo e entendo a necessidade desta Casa em aplicar-me uma punição. É justo e necessário. Entretanto, peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, de outro, a cassação se faz excessiva”, escreveu Do Val.

Ele ainda pediu desculpas aos colegas e afirmou estar “repleto de problemas pessoais. Envergonhei minha mãe, minhas tias, minha sobrinha e perdi minha namorada. Dizem que erros nos fazem aprender. Essa lição eu estou aprendendo do jeito mais doloroso possível”, destacou.

“Aproveito, por oportuno, para comunicar aos colegas que não mais concorrerei ao cargo de deputado, sendo este meu último ano nesta honrosa casa legislativa”, completou.