REAÇÃO

VÍDEO: MTST protesta contra Mamãe Falei na sede do Podemos; deputado pede desfiliação

O partido aceitou o pedido de Arthur do Val após abertura de processo disciplinar, que poderia resultar em sua expulsão

Pressão por queda de Arthur do Val.Créditos: Divulgação/MTST
Escrito en POLÍTICA el

Grupos formados por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e do Mulheres em Movimento aproveitaram esta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, para realizar um protesto contra o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei.

Elas se dirigiram à sede do Podemos, em São Paulo, partido do parlamentar e do ex-juiz e hoje presidenciável Sergio Moro, para cobrar uma posição da legenda. A manifestação ocorreu antes de Mamãe Falei pedir sua desfiliação.

Arthur do Val não suportou a repercussão depois do vazamento de um áudio no qual ofende as mulheres ucranianas com frases machistas e misóginas. Ele estava na Ucrânia sob a justificativa de levar doações às vítimas da guerra contra a Rússia.

Mamãe Falei concorreria pelo partido ao governo do estado de São Paulo. Do Val anunciou, ainda, que deixará de integrar o MBL.

Pressão após vazamento machista provoca pedido de desfiliação

Ele solicitou desfiliação depois que o Podemos aumentou a pressão para que ele deixasse o partido. O deputado era alvo de um processo de expulsão.

“No dia da mulher (08 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias”, diz trecho da nota do partido.

Além disso, o deputado pode perder o mandato. Ele é alvo de 12 pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).