MAMATA

Advogado que defendeu Flávio Bolsonaro e miliciano ganha cargo no Ministério da Justiça

Rodrigo Roca, nomeado secretário Nacional do Consumidor, defendeu filho de Jair Bolsonaro e o miliciano Orlando Curicica, que chegou a ser acusado como mandante do assassinato de Marielle Franco

Flávio Bolsonaro.Créditos: Reprodução/Instagram Flavio Bolsonaro
Escrito en POLÍTICA el

Defensor de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do miliciano Orlando Oliveira Araújo, o Orlando Curicica - que chegou a ser apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco -, o advogado Rodrigo Roca foi nomeado nesta quarta-feira (9) como novo secretário Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

A Senacon congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias de Defesa do Consumidor e organizações civis em ações e outras agendas da área de defesa do consumidor.

Entre as missões dadas a Roca, o clã Bolsonaro mandou o jurista atuar contra a exigência do comprovante de vacina contra a Covid-19, o passaporte vacinal.

Roca foi responsável pela defesa de Flávio no caso de corrupção conhecido como rachadinhas. Em novembro do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) invalidou todas as decisões tomadas pelo juiz Flávio Itabaiana, da primeira instância da Justiça fluminense, em vitória da defesa do filho do presidente.

A defesa de Flávio foi feita por Roca, pela irmã do advogado, Luciana Pires, e por sua sócia, Juliana Bierrenbach.

Marielle Franco

Na defesa do ex-PM, que liderava um grupo de paramilitares que atuavam em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Roca entrou com dois pedidos de habeas corpus, em 2016 e 2017.

Na ocasião, Curicica era investigado pelo assassinato do presidente da escola de samba Parque da Curicica, Wagner Raphael de Souza.

Já a acusação contra Marielle foi desmentida quando Orlando denunciou uma trama para obstruir as investigações, incluindo uma testemunha falsa. Ainda durante a investigação, foi Orlando Curicica quem denunciou, em 2018, o envolvimento dos membros do Escritório do Crime – grupo de matadores de aluguel formado por policiais militares da ativa e ex-policiais – na execução de Marielle e Anderson.