ELEIÇÕES 2022

Mourão diz que militares não tentarão golpe se Lula vencer eleição

General ainda cravou o nome de Braga Netto como vice na chapa de Bolsonaro, que o teria procurado "de eu achar que ele estaria me passando a perna": "Disse para ele: olha Braguinha, fica tranquilo aí, pô"

Hamilton Mourão, Bolsonaro, Helio Lopes e Braga Netto.Créditos: Bruno Batista/ VPR
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, que está deixando o PRTB rumo ao Republicanos, afirmou que os militares não tentarão um novo golpe caso Lula (PT) seja eleito presidente em outubro próximo.

Isso é algo totalmente desproposital. As Forças Armadas têm se mantido dentro dos limites dos deveres constitucionais dela, têm agido dessa forma ao longo de todo esse período, desde o término do período de presidentes militares. As Forças Armadas não se meteram em nenhum processo eleitoral. Fomos aí, ao longo de 12 anos, 13 anos, governados pela esquerda, pelo PT, sem problema nenhum", disse em entrevista a Igor Gadelha, no site Metrópoles nesta quarta-feira (9).

Escanteado por Jair Bolsonaro (PL), Mourão afirma que "subtendeu" que não será novamente candidato à vice e crava o nome de outro general, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como substituto na tentativa à reeleição do presidente.

"Os indícios mais fortes são que o candidato a vice junto do presidente Jair Bolsonaro seria o Braga Netto", afirmou, sem colocar outro nome.

"Ele já esteve aqui algumas vezes assim meio preocupado, por causa das, vamos dizer assim, notícias que são publicadas. De eu achar que ele estaria me passando a perna, alguma coisa do gênero. Eu disse para ele: olha Braguinha, fica tranquilo aí, pô. Não esquenta a cabeça com isso. Quem o Bolsonaro escolher, está bem escolhido. Segue o baile, pô", emendou, antes de dizer que Braga Neto será "até melhor" que ele.

Mourão ainda afirmou que mantém uma relação "protocolar" com Bolsonaro, que teria prometido que "vai posar na foto" em demonstração de apoio à sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

"Ele disse que vai. Vai posar na foto. Está combinado isso aí".