MENOS UM NA "TERCEIRA VIA"

Rodrigo Pacheco desiste de ser candidato à presidência

Presidente do Senado era o candidato de Gilberto Kassab, cacique do PSD que Lula pleiteia apoio já no primeiro turno; legenda, no entanto, pretende filiar Eduardo Leite (PSDB) para concorrer à presidência

Rodrigo Pacheco.Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desistiu de ser candidato à presidência da República. Segundo informações divulgadas pela jornalista Natuza Nery, do portal G1, o parlamentar já informou sobre sua decisão ao presidente de seu partido, Gilberto Kassab, e deve anunciar a desistência aos seus colegas de Senado no plenário. 

Kassab vem, desde o início do ano, mantendo conversas com Lula (PT). O ex-presidente quer o apoio do cacique do PSD à sua candidatura já no primeiro turno. Apesar da proximidade entre ambos, no entanto, o dirigente garante que sua legenda terá candidato próprio à presidência. Ele já chegou a afirmar, contudo, que não seria "impossível" um apoio ao petista. 

Caso Kassab mantenha sua intenção de ter candidato do PSD à presidência, o caminho fica aberto para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que está de saída do PSDB e é visto como uma opção pelo cacique.

Leite sinaliza que vai aceitar 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sinalizou no final de fevereiro que deve aceitar o convite de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para ser candidato à presidência nas eleições de outubro pelo novo partido. Kassab também tem feito acenos ao ex-presidente Lula (PT).

O PSDB escolheu nas prévias o nome de João Doria para disputar a presidência. Porém, o tucano não decola nas pesquisas.

Leite declarou a empresários que tem “disposição” de apresentar um projeto alternativo para o país, mencionou “passar o bastão” no estado e apontou que deve renunciar ao atual cargo em março.

O governador chegou a dizer que, se passar um cavalo encilhado não é fácil, “passar dois não dá para desprezar”, se referindo ao convite do PSD para ser candidato à presidência.

Recentemente, Leite e Kassab se reuniram em São Paulo. “Pode ser Eduardo Leite, sim. Ele tem condições, tem pré-requisitos para ser candidato, é jovem, é respeitado, já mostrou que tem vontade de ser presidente da República, tem uma aliança com o PSD em seu Estado, o Rio Grande do Sul”, afirmou o dirigente partidário.