Como celebração do Dia da Mentira, “comemorado” nesta sexta-feira (1), movimentos de direitos humanos e políticos da oposição colocaram no topo dos trends topics do Twitter a tag #BolsonaroDay.
Com mais de 20 mil menções até este momento, os internautas, a partir de memes, vídeos e gifs expõem as mentiras contadas pelo presidente Bolsonaro ao longo dos três anos de seu governo.
De acordo com relatório feito pela agência checagem Aos Fatos, o presidente Bolsonaro, em 1.185 dias deu 5.145 declarações. A última atualização do levantamento foi feita nesta quinta-feira (31).
A declaração mentirosa repetida mais vezes por Bolsonaro, segundo o Aos Fatos, foi: "Três anos e três meses em paz nessas questões [corrupção]". Essa afirmação foi repetida 191 vezes pelo presidente.
Em segundo lugar: “Ou seja, um governo que, apesar de o Supremo ter lhe tirado o direito de orientar e conduzir a política de combate ao vírus, fizemos aquilo que muitos, ou a maioria dos governadores, não fizeram", essa foi repetida 125 vezes.
Em terceiro lugar: “Sempre falei: atacar o vírus, a doença, mas também atacar o desemprego", essa foi repetida 99 vezes.
O relatório completo do Aos Fatos pode ser conferido aqui.