ELEIÇÕES 2022

Líder da Minoria no Senado desiste de reeleição para construir plano de governo de Lula

Jean Paul foi o relator do PL dos Combustíveis no Senado, projeto que busca a redução do preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria no Senado, anunciou nesta sexta-feira (1º) que irá permanecer na legenda mesmo após ter sido deixado de fora da chapa majoritária do PT do RN para as eleições de outubro. Em nota, o senador informou que vai trabalhar na elaboração do plano de governo do ex-presidente Lula (PT) e concorrerá novamente como primeiro suplente no Senado.

Sou um homem de partido e, mais do que isso, sou um homem do Partido dos Trabalhadores. Dentro do PT, podemos mudar os rumos do país, revolucionar os destinos do Rio Grande do Norte, e essa é uma oportunidade da qual não abro mão”, declarou Jean em nota.

“Estou no PT. Estou com Fátima. Estou com Lula. Estou com o povo brasileiro e de mãos dadas com os potiguares”, completou.

Jean vai atuar na construção do plano de governo de Lula

Jean Paul foi eleito em 2014 como primeiro suplente de Fátima Bezerra (PT), que deixou o Senado em 2019 para assumir o governo do Rio Grande do Norte. No período em que atuou como senador, o petista teve uma atuação parlamentar bastante relevante e virou Líder da Minoria no Senado.

Um dos principais feitos do senador foi a construção do texto final do PL dos Combustíveis, onde estipulou a criação de um programa da estabilização do preço do petróleo e de derivados no Brasil, a ampliação do programa de vale-gás e a criação de um auxílio gasolina para taxistas e motoristas de aplicativo. Antes de apresentar o relatório, Jean chegou a reunir-se com Lula para receber o aval do ex-presidente para o projeto que busca diminuir o preço dos combustíveisO texto foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara.

Havia a possibilidade de Jean mudar de partido para conseguir brigar pela reeleição, mas o senador decidiu se manter no PT e irá atuar na construção do plano de governo de Lula. O foco principal do senador será justamente a questão energética. Jean Paul defende o fortalecimento da Petrobras e da Eletrobras e chegou a sugerir, no plenário do Senado, um processo de fusão das estatais. 

Fátima Bezerra fechou acordo com o PDT

Acordo feito por Fátima Bezerra com o PDT do RN para lançar Carlos Eduardo Alves (PDT), ex-prefeito de Natal, para o Senado deixou Jean Paul de fora da chapa majoritária do partido. Em busca da reeleição e da garantia da governabilidade, a governadora fechou uma aliança com o candidato que ela derrotou no segundo turno nas eleições de 2018. Na ocasião, Carlos Eduardo chegou a manifestar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Hoje, ele faz críticas ao presidente e apoiará Ciro Gomes (PDT) à presidência. Jean será o primeiro suplente de Carlos Eduardo.

Pesquisas de opinião colocam Fátima como a grande favorita da eleição. A governadora, no entanto, trabalha para conseguir ampliar sua base de apoio em um eventual segundo mandato em razão do fortalecimento do PSDB, oposicionista, no estado.