ELEIÇÕES 2022

Aécio defende novas prévias entre Doria e Leite: "Quem tiver menor rejeição leva"

Entusiasta de eventual candidatura do ex-governador gaúcho, Aécio pede ainda que seja feita uma pesquisa qualitativa para definir candidato único da terceira via.

Aécio Neves.Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Pouco mais de quatro meses depois que João Doria (PSDB) venceu as prévias e tornou-se pré-candidato do PSDB à Presidência, o deputado e ex-presidenciável do partido, Aécio Neves (MG), defende uma nova disputa interna entre o ex-governador paulista com Eduardo Leite, que descompatibilizou do governo do Rio Grande do Sul, e busca viabilizar a candidatura na chamada terceira via.

"O PSDB tem dois nomes com a mesma legitimidade. Quem tiver a menor rejeição leva. O retrato do partido de hoje não é aquele das prévias. Se o Doria tivesse condições, teria que ser nosso candidato. Se o Leite não tiver, não será. O que não podemos é nos apegar à realidade formal e tirar o PSDB do jogo. Doria pode não ser candidato agora, mas, dependendo do gesto que fizer, pode ser no futuro. Somos companheiros, não temos que ficar nessa guerra interna", disse Aécio em entrevista ao jornal O Globo.

Aécio é um entusiasta da tentativa de viabilizar Leite na terceira via - assim como a família Marinho, da Globo. O gaúcho foi um dos derrotados, juntamente com Arthur Virgílio Neto, nas prévias que o PSDB realizou em novembro, em que Doria venceu com 53,99% dos votos.

O mineiro disse ao jornal que defende uma pesquisa qualitativa envolvendo nomes de todos os partidos que fazem parte do movimento que prega união da terceira via. PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil anunciaram que lançarão uma candidatura única à Presidência no dia 18 de maio.

"Eu defendo que seja feita uma pesquisa qualitativa com os representantes de cada partido. Acho que nós temos o melhor nome para esse projeto novo para o Brasil. Mas se o conjunto dessas forças políticas considerarem que tem outro nome melhor, nós temos de admitir também", disse.