ELEIÇÕES 2022

Sem Moro, distância de Lula para Bolsonaro cai para 5 pontos, diz PoderData

Ciro Gomes vem em um distante terceiro lugar, com 5% das intenções de votos. Terceira via somada não chega aos 10%.

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13) mostra que com a saída de Sergio Moro (União) da disputa presidencial, a distância de Lula (PT) para Jair Bolsonaro (PL) caiu para 5 pontos percentuais, a menor diferença já registrada desde que o petista assumiu a liderança na corrida ao Planalto.

No levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 de abril, Lula marcou 40%, um ponto a menos do que na pesquisa anterior. Já Bolsonaro cresceu 3 pontos em quinze dias e chegou aos 35%.

Antes disso, a menor distância entre os dois foi registrada em novembro: 34% a 29% em um dos cenários pesquisados, com outros candidatos.

O segundo pelotão ficou ainda mais esvaziado de eleitores, com Ciro Gomes (PDT) com apenas 5% das intenções de votos.

João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) marcam 3%, Simone Tebet (MDB) tem 2% e Eymael (DC) 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 7% e não sabem 4%.

Segundo turno: Bolsonaro perde para Lula e Ciro

Nas simulações de segundo turno, Jair Bolsonaro segue sendo derrotado tanto por Lula, quanto por Ciro. A distância, no entanto reduziu.

Lula venceria a disputa por 47% a 38%, uma diferença de nove pontos percentuais. Há 15 dias, o petista tinha 50% contra 38% de Bolsonaro e em fevereiro a distância era de 17 pontos (54% a 37%).

Com Ciro, a vitória seria ainda mais apertada: 42% a 39%. O movimento, no entanto, é contrário. Há 15 dias, o pedetista vencia por 42% a 41% e em fevereiro o placar era de 39% a 39%, um empate numérico.

Na disputa entre Lula e Ciro, o petista vence o pedetista por uma diferença de 22 pontos: 46% a 24% - mantendo a diferença da pesquisa anterior. 

O PoderData ouviu 3 mil eleitores por por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.