BOLSOLÃO DO MEC

PT quer convocar Heleno na Câmara após sigilo em encontros de Bolsonaro com pastores lobistas

Deputado do PT ainda enviou ofício ao GSI questionando quais foram as demandas apresentadas pelos pastores a Bolsonaro

Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou nesta quinta-feira (14) um requerimento pedindo a convocação do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, na Câmara dos Deputados para explicar por qual motivo foi decretado sigilo nos encontros entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pastores lobistas Gilmar Santos e Arilton Moura, suspeitos de pedirem propina no Ministério da Educação (MEC) para liberar recursos para prefeituras.

O GSI negou um pedido apresentado pelo Jornal O Globo com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) que solicitava a relação das entradas e saídas dos dois pastores no Palácio do Planalto, incluindo os registros que tiveram como destino o gabinete presidencial. O ministério emitiu um parecer dizendo que a solicitação “não poderá ser atendida”, porque a divulgação dessa informação poderia colocar em risco a vida do presidente da República e de seus familiares.

Correia pediu a convocação do ministro "a fim de esclarecer os critérios e metodologia para a classificação como sigilosas de informações tipicamente públicas e em particular os eventuais encontros do Presidente da República com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura".

"A imprensa nacional e internacional tem noticiado à exaustão denúncias de tráfico de influência dos senhores Gilmar Santos e Arilton Moura junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no encaminhamento e priorização dos pleitos de municípios em relação à alocação de recursos orçamentários, em contrapartida ao pagamento de propina ou suborno, sem que os mesmos sequer sejam servidores públicos ou detenham qualquer cargo ou mandato para tal. O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, confessou em áudio e posteriormente em depoimentos junto à Polícia Federal que priorizava os municípios indicados pelos cidadãos referidos a pedido do Presidente da República, como critério de decisão", diz trecho do requerimento.

"Diante de tais circunstâncias estranhas à prática da administração pública em relação à transparência e na condução dos poderes governamentais e defesa do interesse público, requeiro, ouvido o Plenário dessa Comissão, seja convocado o senhor Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para que esclareça os critérios e metodologia para a classificação como sigilosas de informações tipicamente públicas e em particular os eventuais encontros do Presidente da República com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura", diz ainda.

Deputado questiona GSI

O deputado ainda enviou um ofício fazendo questionamentos ao GSI sobre o episódio: "O senhor Presidente da República recebeu nas dependências do Palácio do Planalto os senhores Gilmar Santos e Arilton Moura nos últimos dois anos? Qual a razão ou pauta das reuniões? Qual o tempo de duração das reuniões? Quem acompanhou o Presidente da República e Gilmar Santos e Arilton Moura? Houve alguma demanda por parte de Gilmar Santos e Arilton Moura? As demandas foram encaminhadas a alguma autoridade pública?".

"Qual seria a quebra da intimidade e privacidade que impediria a publicação dos encontros do Presidente da República com os pastores supracitados?", perguntou ainda o parlamentar.