PRIVILÉGIO

Reinaugurado por Bolsonaro, aeroporto só liberou pouso de jato do sertanejo Gusttavo Lima

Gol e Azul adiaram retorno às operações, pois o aeroporto no RS não permite pousos e decolagens à noite; exceção foi para o cantor bolsonarista

O bolsonarista Gusttavo Lima.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL) reinaugurou o aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com muita festa e pompa na última semana. No entanto, o equipamento ainda não está funcionando totalmente, pois não pode receber jatos.

As empresas Gol e Azul, inclusive, tiveram de adiar o retorno às operações, pois o aeroporto não permite pousos e decolagens à noite. Somente aviões turboélices ou com motor de hélice convencional podem pousar na pista e durante o dia.

Como o atual governo funciona como uma ação entre amigos, a exceção foi aberta ao jatinho do sertanejo Gusttavo Lima. Bolsonarista, o cantor conseguiu pousar na cidade na noite do dia 8 para fazer um show.

O privilégio foi possível graças à emissão de um documento chamado Notam, divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ligado ao Ministério da Defesa, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A autorização permitiu pousos e decolagens no aeroporto apenas por algumas horas, entre a noite de sexta (8) e a madrugada de sábado (9), justamente quando o jatinho de Gusttavo Lima precisou usar o espaço.

Infraero diz que recebeu pedido para liberar operação

A Infraero, responsável pela gestão do aeroporto, relata que recebeu um pedido para operação na data. “Após análise da demanda, foram ajustados os protocolos de segurança em conjunto com o órgão regulador e o operador aéreo, e dessa forma efetivou-se o atendimento excepcional”.

O aeroporto estava fechado desde janeiro de 2021 para reformas. O governo federal investiu R$ 45 milhões e as obras contemplaram um novo terminal, que passou a ter capacidade de atender 300 passageiros. Entretanto, o espaço segue vazio, já que as aeronaves de maior porte ainda não estão operando no local.

Pai do cantor prestigia evento com Bolsonaro

O pai de Gusttavo Lima, Alcino Lima, prestigiou, na quinta-feira (14), um evento organizado pelo governo federal com a presença de Bolsonaro. Tratava-se de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural, que ocorreu em João Pinheiro (MG). A esposa de Alcino, Giovanete Fontes, também estava presente.

Na campanha de 2018, o sertanejo declarou apoio à candidatura de Bolsonaro e postou um vídeo atirando com um fuzil, para demonstrar apoio à pauta do armamento.