ANOS DE CHUMBO

Morre General Newton Cruz, ex-chefe da SNI e acusado de crimes na ditadura

A Comissão da Verdade, em 2014, apontou o general como um dos 377 militares que cometeram crimes durante o regime militar

Morre Newton Cruz, ex-chefe da SNI e acusado de crimes na ditadura.Créditos: Memorial da Democracia
Escrito en POLÍTICA el

O General Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) no período da Ditadura Militar (1964-1985), morreu nesta sexta-feira (16) aos 97 anos. Cruz estava internado no Hospital do Exército, em Benfica, Zona Norte do Rio. A causa da morte foi natural. 

Newton Cruz foi chefe do SNI entre 1977 e 1983. Em 2014 ele foi denunciado pelo Ministério Público pelo atentado no Rio Centro, em 1981. Meses depois, a Justiça Federal concedeu habeas corpus aos cincos militares e um delegado envolvidos. 

A Comissão da Verdade, em 2014, apontou o general Newton Cruz como um dos 377 militares que cometeram crimes durante a ditadura. 

Em 1982, o jornalista Alexandre von Baumgarten foi assassinado. O caso se tornou público um ano depois, após a publicação de um dossiê em que Baumgarten acusava os integrantes do SNI de planejar a sua morte. 

Baumgarten, antes de morrer, deixou um dossiê onde relatava que havia sido jurado de morte e acusava diretamente o general Newton Cruz de ser o autor da sentença. 

O caso de Alexandre von Baumgarten só começou a ser investigação com profundidade a partir de 1985, quando o delegado Ivan Vasques, da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, assumiu o processo. Ele indiciou três militares pelo desaparecimento e morte das vítimas. Mas, em 1992, todos foram absolvidos. 

O general Newton Cruz nunca foi condenado ou preso pelas acusações dos crimes durante a ditadura.

 

Com informações do G1