PESQUISA EXAME/IDEIA

A cada 10 jovens, 9 pretendem tirar título de eleitor; preferência pela esquerda se destaca

Levantamento mostra ainda que o principal ponto no programa de governo de um candidato, para os mais jovens, deve ser o combate à desigualdade social

Maioria dos jovens quer tirar título de eleitor.Créditos: Agência Brasil/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que a campanha que vem sendo encabeçada por artistas, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vem surtindo efeito: 9 a cada 10 jovens entre 16 e 17 anos, faixa em que o voto é facultativo, pretendem tirar título de eleitor para participar das eleições deste ano. 

O prazo para emitir o título de eleitor se encerra no dia 4 de maio. É possível fazê-lo através do site do TSE. Confira o passo a passo aqui

Segundo o levantamento, que contou com entrevistas com jovens de 16 até 24 anos, a preferência pelo espectro ideológico da esquerda, entre este público, é maior que a preferência pela direita. 27% disseram que são "mais de esquerda, enquanto 22% afirmaram que são "mais de direita". A maioria, no entanto, declarou que não tem uma linha ideológica definida que que "vota na pessoa": 40%. Outros 12% se disseram de centro. 

Este segmento representa uma boa parcela do eleitorado brasileiro. O número de jovens entre 16 e 24 no Brasil é de 29 milhões de pessoas, ou seja, 17% da população. 

Para estes jovens, de acordo com a Exame/Ideia, o principal ponto que um candidato deve ter em seu programa de governo é o combate à desigualdade social (43%), seguido de combate à corrupção (41%) e combate ao desmatamento e aquecimento global (11%). 

47% dos jovens entre 16 e 24 anos consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, enquanto apenas 25% avaliam como ótimo ou bom - tendência já observada em levantamentos feitos com toda a população. 

A pesquisa contou com 1.000 entrevistas feitas em todo o país entre os dias 4 e 13 de abril. Confira o levantamento completo aqui