ELEIÇÕES 2022

PT coloca Haddad para costurar reaproximação entre Marina Silva e Lula

A federação entre PSOL e Rede deve estar na coligação do PT, que quer garantir o apoio de Marina a Lula

Marina Silva.Créditos: Foto: Divulgação/Rede Sustentabilidade
Escrito en POLÍTICA el

O PT decidiu escalar o ex-ministro Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao Governo de São Paulo nas eleições de outubro, para costurar uma reaproximação da ex-ministra Marina Silva (Rede) com o ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência.

Marina, que disputou as eleições presidenciais de 2010, 2014 e 2018 contra Dilma Rousseff (PT) e Haddad, já sinalizou disposição em apoiar Lula em um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como o fez em 2018 quando o candidato petista era Haddad.

O PT, no entanto, pretende atrair Marina já no primeiro turno. Segundo informações da jornalista Ana Viriato, da Crusoé, Haddad foi escalado para essa missão.

O partido da ex-ministra do Meio Ambiente, a Rede Sustentabilidade, está prestes formalizar a construção de uma federação partidária com o PSOL. A junção deve levar as duas legendas para a coligação que apoiará Lula em outubro. A Rede, inclusive, terá o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na coordenação da campanha do petista.

Marina, no entanto, ainda não está convencida em fazer campanha para o ex-presidente e quer um gesto do petista para essa reaproximação. E nisso entra Haddad.

Em entrevista ao Jornal da Fórum nesta quinta-feira (30), o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), também ex-ministro do Meio Ambiente, disse que está "convencido" de que Marina estará na campanha de Lula.

A ex-ministra deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo.