INVESTIGAÇÃO

Aras ingressa com representação contra Kataguiri e alega conflito de interesses

O deputado está sendo acusado de suposto uso irregular da verba parlamentar para contratar uma pesquisa da Fipe, ligada à Universidade de São Paulo

Kim Kataguiri protestou.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Augusto Aras, procurador-geral da República, ingressou com uma representação contra o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Ele está sendo acusado de suposto uso irregular de sua verba parlamentar para contratar uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo (USP).

A contratação, no valor de R$ 50 mil, teve como objetivo avaliar economicamente o projeto de lei que mudava o licenciamento ambiental. Kataguiri era relator. As informações são da coluna Painel, na Folha de S.Paulo.

Aras alega conflito de interesses. A justificativa se baseia em uma acusação do Ministério Público (MP), feita em 2020, que apontava o Movimento Brasil Livre (MBL), ao qual Kataguiri faz parte, como tendo atuado na contratação de um aliado pela fundação.

Kataguiri: “No mesmo dia em que ele acha que não tem nada para incriminar o Bolsonaro no caso do MEC”

“No mesmo dia em que ele acha que não tem nada para incriminar o Bolsonaro no caso do MEC, em que o governo admite a atuação irregular de pastores, ele abre uma investigação sobre um estudo de interesse público, feito por instituição respeitada como a Fipe”, rebateu Kataguiri, em entrevista ao Painel.