MAMÃE RENUNCIEI

Mamãe Falei diz que vai renunciar ao mandato de deputado; processo de cassação continua

Arthur do Val tenta, com a renúncia, evitar a cassação de seus direitos políticos, mas Alesp deve torná-lo inelegível mesmo assim

Arthur do Val, o Mamãe Falei.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, anunciou nesta quarta-feira (20) que vai renunciar ao mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele é alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar por conta dos áudios sexistas sobre mulheres ucranianas

Ao decidir pela renúncia, Mamãe Falei tenta evitar que seus direitos políticos sejam cassados. O processo de cassação, aprovado por unanimidade no Conselho de Ética da Alesp no dia 12 de abril, no entanto, prosseguirá e ele poderá, mesmo com a renúncia, ficar inelegível por 8 anos. 

"Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições. Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política", disse Arthur do Val ao jornal Folha de S. Paulo. 

Segundo a deputada estadual Isa Penna (PCdoB), Mamãe Falei já perdeu o prazo para renunciar sem perder seus direitos políticos. "Não alimentem essa fake news pois essa é a estratégia política", diz a parlamentar. 

"São fáceis porque são pobres"

Arthur do Val é alvo de processo de cassação devido a um áudio repugnante, vazado no início de março, em que afirmas que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres". Ele foi ao país do leste europeu para "acompanhar" a guerra com a Rússia. 

"Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo", diz um trecho do áudio. 

"Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, diz ainda, sugerindo turismo sexual.