PLAUSÍVEL?

VÍDEO: Moro justifica domicílio eleitoral em SP; "Sou de Maringá, colonização paulista"

Em explicação surreal, ex-juiz disse ainda que "São Paulo vai ser um dos centros dos acontecimentos do que acontece em São Paulo" e, atropelando o português, disse que isso "rebervera" em todo o país

Sergio Moro.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

Sergio Moro (União Brasil), que é do Paraná, tentou explicar sua mudança de domicílio eleitoral para São Paulo e deu uma explicação confusa e bizarra. Segundo o ex-juiz, ele tem relação próxima com o estado pois nasceu em Maringá, cidade que faz parte de uma região "colonizada por paulistas". 

"Tenho homenagens, Ordem do Ipiranga, e tenho uma relação próxima [com o estado de São Paulo]. Sou de Maringá, que é Norte do Paraná, colonização paulista, e acabei fazendo essa opção, residindo aqui em São Paulo, por entender que nesse conjunto de construção do centro democrático era o movimento político necessário estar aqui em São Paulo", disparou em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (20). 

Na sequência, Moro seguiu sua explanação de maneira redundante e com erro de português. "São Paulo vai ser um dos centros dos acontecimentos do que acontece em São Paulo, 'rebervera' em todo o país", declarou Moro, provavelmente querendo dizer "reverbera". 

Assista

Notícia-crime 

O ex-juiz Sergio Moro, bem como sua esposa, a advogada Rosangela Wolf Moro, estão na mira da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), que enviou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do estado uma notícia-crime contra ambos por conta da mudança de domicílio que declararam para disputarem as eleições. 

Recém-filiados ao União Brasil para disputarem uma vaga na Câmara dos Deputados ou no Senado, Moro e Rosângela são paranaenses e sempre viveram no estado, mas declararam à Justiça Eleitoral mudança de domicílio para São Paulo com o objetivo de disputarem o pleito pelo estado. O casal cadastrou junto à Justiça o endereço de um hotel na capital paulista. 

A legislação eleitoral exige que, para um candidato declarar novo domicílio eleitoral, ele deve morar no local há pelo menos três meses e comprovar vínculo com o estado em questão. 

A Procuradoria Eleitoral, no entanto, afirma que Moro e Rosangela, ao mudarem o domicílio eleitoral para São Paulo sem comprovar vínculo com o estado, cometem crime tipificado no código 289 do Código Eleitoral, que trata de "inscrever-se fraudulentamente eleitor”.

A notícia-crime enviada pela Procuradoria ao MPE veio a partir de uma denúncia protocolada pela empresária e ativista social Roberta Luchsinger, que apontou "oportunismo" do casal. 

"Moro não tem palavra, Moro não tem hábito de falar a verdade. Ele e sua esposa acham q estão acima da lei, mas não estão. Estou lutando muito para impedir que eles mais uma vez estuprem a lei", escreveu Roberta, em suas redes sociais, nesta quarta-feira (13). 

"Hub"

A defesa de Moro vem afirmando que ele estabeleceu vínculos políticos com São Paulo desde o ano passado, quando começou sua articulação para a eleição de 2022 e que, por isso, mudou seu domicílio eleitoral para o estado, usando o endereço de um hotel. 

"Filiando-se ao Podemos em novembro de 2021, Moro estabelece São Paulo como sua base política. Passa a residir na capital paulista, no Hotel Intercontinental, cumprindo agendas semanais em São Paulo e, valendo-se da cidade como seu hub. Chegadas e partidas, das viagens nacionais e internacionais, sempre da capital”, disse a defesa.

Hub é uma expressão usada na aviação para designar um aeroporto ou local estratégico que se sobressai como origem ou destino de grande número de voos ou de rotas.