CASO DANIEL SILVEIRA

Lenio Streck diz que indulto de Bolsonaro foi seu ato mais grave de agressão à democracia

Jurista do grupo Prerrogativas lembrou ainda que “o gesto de Bolsonaro é político e não jurídico”

Lenio Streck.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O advogado e professor Lenio Streck, integrante do Grupo Prerrogativas, considerou o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira nesta quinta-feira (21), como “o ato mais grave de agressão à democracia cometido por Bolsonaro”.

“Dizer o quê? Foi o ato mais grave de agressão à democracia cometido por Bolsonaro. Ao conceder a graça ao Deputado, Bolsonaro ofende STF. Há nítido desvio de finalidade”, afirmou em sua conta do Twitter.

“Se o STF decidiu quais os atos que ferem a democracia, o presidente não pode ser o super intérprete”, reagiu.

Em outro post, Streck lembrou ainda que “há uma armadilha nessa discussão. O gesto de Bolsonaro é político e não jurídico. A juridicidade da ‘graça’ é secundária. Importa é que ele quis socar o STF. Resta ver se conseguiu!!!”

A canetada de Bolsonaro

Bolsonaro deu uma canetada, nesta quinta-feira (21), e publicou um decreto de “graça constitucional” ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). “Um decreto que vai ser cumprido”, disse Bolsonaro, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Na prática, o decreto de indulto perdoa os crimes cometidos pelo parlamentar.  O indulto deve ser publicado nos próximos minutos no Diário Oficial da União.