ELEIÇÕES 2022

Ipespe: Lula tem 45% das intenções de votos, o maior índice da série

O ex-presidente aparece com 50,5% dos votos válidos e pode vencer eleição no primeiro turno de acordo com pesquisa

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece disparado na liderança, com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto, em pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22). O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%.

No cálculo dos votos válidos, Lula está com 50,5% e pode vencer no primeiro turno.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), aparece logo a seguir com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%.

Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.

Brancos, nulos, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 34%; com Ciro Gomes, Lula teria 53% contra 24% e com João Doria, o ex-presidente teria 55% contra 19%.

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 18 e 20 de abril. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05747/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.